BAUNILHA DO CERRADO 1

Baunilha a Joia do Cerrado

4 de novembro de 2020

A importância das plantas pequenas do bioma Cerrado, que formam um emaranhado de raízes, para facilitar a infiltração da água no solo, garantir a saúde do ecossistema e a manutenção dos mananciais. Das 12.734 espécies vegetais que compõem o Cerrado, mais de 10 mil correspondem a plantas pequenas, como a própria orquídea chamada baunilha, uma joia valiosa na região de Goiás Velho e dos Kalungas, em Cavalcanti-GO.

Silvestre Gorgulho

 

A importância das plantas pequenas especialmente a baunilha

 

 

O Cerrado brasileiro é um ecossistema árido à primeira vista, mas quando se pesquisa e estuda passa a ser um ecossistema de muitos mananciais, muita água e de uma fantástica biodiversidade. O Cerrado tem uma característica muito forte em ter cobertura arbórea de plantas pequenas. A proporção é de seis espécies de plantas pequenas para cada espécie de árvore. Das 12.734 espécies vegetais que compõem o Cerrado, mais de 10 mil correspondem a plantas pequenas. E aí está a gravidade da ocupação desordenada do Cerrado, já que sua vegetação é importante para cobrir o solo, prevenindo a erosão pela chuva e pelo vento. As plantas pequenas possuem um emaranhado de raízes. São essas raízes que facilitam a infiltração da água no solo e garantem a saúde do ecossistema e a manutenção dos mananciais. Neste contexto das plantas pequenas pode-se colocar uma orquídea muito especial e de valor inestimável em beleza e, sobretudo, de valor comercial e econômico. É a baunilha do Cerrado. A partir de um trabalho da pesquisadora Cláudia Nasser e de alguns Chefs, como Simon Lau, do restaurante Aquavit, estão sendo criados movimentos para preservação da baunilha do Cerrado e para defender as comunidades que colhem o produto de maneira extrativista. Sim, essas comunidades em Goiás Velho e na Chapada dos Veadeiros estão sendo muito exploradas por atravessadores que compram a vagem a preço de banana para vender na internet como ouro em pó.

 

BAUNILHA: A JOIA DO CERRADO

A baunilha tradicional vem sendo utilizada na cozinha há uns 400 anos. A planta é proveniente de orquídeas da espécie Vanilla, originárias do México, que tem as vagens de sabor adocicado intenso. É abundantemente cultivada em Madagascar ou em países do leste asiático, como Papua e Nova Guiné.

A versão convencional desta especiaria encontrou em solo brasileiro uma planta irmã de grande valor comercial: a baunilha do Cerrado, ou baunilha-banana, tem o nome científico Vanila edwalli. Nasce em belas orquídeas amarelas e tem vagens de tamanho muito superior às encontradas na África.

Essas vagens podem chegar a 25 centímetros de comprimento, com uma forma de fato parecida com a de uma banana. Tem uma superfície oleosa quando ainda está na árvore, e cresce naturalmente no Cerrado, o bioma conhecido popularmente como “as savanas do Brasil”. O ingrediente é considerado uma das joias raras da região de Goiás Velho e da Chapada dos Veadeiros.