CIÊNCIA

Cepam avalia estado de conservação de peixes continentais amazônicos

13 de novembro de 2020

    O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Amazônica (Cepam) realiza consulta ampla de avaliação do risco de extinção de peixes continentais amazônicos da família Characidae. Pesquisadores e demais interessados têm até o dia 26 de novembro para enviar as suas contribuições. As fichas estão disponíveis para edição e envio das contribuições… Ver artigo

Comunicação ICMBio

 

Moenkhausia oligolepis - Henrique Lazzaroto.jpg

 

O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Amazônica (Cepam) realiza consulta ampla de avaliação do risco de extinção de peixes continentais amazônicos da família Characidae. Pesquisadores e demais interessados têm até o dia 26 de novembro para enviar as suas contribuições. As fichas estão disponíveis para edição e envio das contribuições através do Sistema de Avaliação do Estado de Conservação da Biodiversidade (SALVE) aqui.

O processo de avaliação é contínuo e cíclico, com intervalos de cinco anos. Neste sentido, a avaliação do estado de conservação destas espécies está em seu segundo ciclo. As oficinas de avaliação estão sendo realizadas por grupos taxonômicos: Ordens ou famílias. Depois da consulta, ocorrerá a Oficina de Avaliação do Risco de Extinção dos Peixes Amazônicos, que abrangerá 175 espécies da família Characidae, que acontecerá no início de dezembro deste ano, de forma on-line.

Peixe da família Characidae. Foto: Henrique Lazzaroto