Ecoturismo

Ecoturismo: 4 destinos nacionais para reencontrar a natureza

10 de novembro de 2020

“Há ainda a questão de que montes de entulho servem de abrigo para cobras, escorpiões, ratos, baratas e outros animais nocivos que podem causar acidentes e até matar pessoas que passem por ali ou que morem perto”, complementa Edson.

 

Este acúmulo de entulhos e lixos são reflexos da falta de consciência de quem decidiu descartar o material no local, bem como a falta de fiscalização e de penalização imediata por parte de autoridades governamentais.

As pessoas não compreendem que este descarte irregular é prejuízo para o próximo, por isso, é necessário que cada cidadão realize denúncias deste tipo de ocorrência sempre que se deparar com esta situação.

Na opinião do professor, deveria ser feito “boletim de ocorrência por parte da prefeitura, a polícia deve investigar e descobrir quem fez aquilo e a justiça deve penalizar o infrator para que outros se deem conta de que não se pode destruir a qualidade de vida da população, o ambiente e ainda pôr pessoas em risco impunemente. Ao mesmo tempo é fundamental que sejam feitas campanhas de conscientização para que as pessoas percebam que as áreas públicas da cidade são de todos e que devem ser cuidadas por todos. Isso deve ser feito usando as mídias sociais, a imprensa e placas e outdoors nas áreas mais susceptíveis a esse tipo de ação. Além disso, é urgente que as polícias e a guarda municipal sejam orientadas a monitorar essas áreas e a agir nestes casos, tanto para impedir ações desse tipo quanto para prender rapidamente esses irresponsáveis”, conclui.

E para compreender o lado da Prefeitura, tentamos contato com Maurício Amorozini, secretário do meio ambiente e agricultura, para sabermos a posição da autoridade perante este descaso com o meio ambiente, o que a secretaria poderia colocar em prática para aumentar a conscientização, entre outros fatores, mas não recebemos atenção.

De norte a sul, o Brasil possui destinos incríveis para se conhecer, principalmente aqueles que evidenciam a sua exuberante natureza.

E o que não falta neste momento é vontade de viajar e colecionar memórias! Vivemos novos tempos e a tendência é seguir viagem por lugares que oferecem contato próximo às paisagens naturais e sem aglomerações.

Listamos algumas opções perfeitas para o ecoturismo dentro do território nacional, com excelente estrutura para receber os viajantes com segurança, proporcionar aventuras e mostrar o que esse país bonito por natureza tem de melhor!

Cambará do Sul (RS)

A pequena cidade na região sul guarda belezas naturais de cair o queixo: os cânions Itaimbezinho, no interior do Parque Nacional de Aparados da Serra, e Fortaleza, situado no Parque Nacional da Serra Geral.

Esses paredões de pedras dividem os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, proporcionando paisagens magníficas, cobertas pela vegetação e vistas de tirar o fôlego. Há muito o que se fazer na região: trilhas, passeios de balão e piqueniques são algumas das atividades para admirar os cenários.

 

Terra dos Cânions: região é conhecida por reunir os belos cânions Itaimbezinho e Fortaleza – Divulgação 

Bonito (MS)

Um dos principais destinos de ecoturismo do país, Bonito realmente faz jus ao seu nome. O destino tem sua indústria turística muito bem organizada e a preocupação com o meio ambiente é levada a sério. Por isso, os visitantes contemplam cenários de natureza praticamente intocados, com cachoeiras, piscinas naturais de águas cristalinas e grutas.

O lugar conta com variadas atividades de aventura e lazer, como trilhas, rapel e flutuação, em mais de 40 atrações para conhecer, entre elas a Gruta do Lago Azul, o Aquário Natural e a cachoeira Boca da Onça, com 156 metros de altura.

 

Crédito: Getty Images
Gruta do Lago Azul, uma das atrações mais populares de Bonito, fascina os turistas pela cor de suas água, em meio a rochas e estalactites – (iStock/Getty Images)
Jalapão (TO)

 

O Parque Estadual do Jalapão é um destino perfeito para quem curte viagens de natureza, ecoturismo e aventura. Possui inúmeros encantos naturais, onde é possível praticar canoagem, rafting, rapel ou fazer uma trilha – seja a pé ou de bicicleta.

Entre os lugares que não podem faltar na lista de passeios estão o Cânion de Sussuapara, que possui paredões de pedra de 12 metros de altura; e a Serra da Muriçoca, de onde é possível ver toda a imensidão do Jalapão e suas formações rochosas e dunas alaranjadas.

 

Crédito: Flávio André de Souza
Uma vista deslumbrante! Outras atrações muito procuradas são os fervedouros – nascentes de rios subterrâneos que, não tendo espaço para vazão da água, formam piscinas naturais em que é impossível afundar. – (Divulgação)

 

Foz do Iguaçu (PR)

O destino seduz principalmente os viajantes que gostam do contato com a natureza. Famoso por suas cataratas, que levam o nome de Parque Nacional do Iguaçu, tem 275 quedas d’água com até 90 metros, e deixa visitantes do mundo todo boquiabertos com tamanha imponência.

O ideal é conhecer toda essa beleza em um passeio de barco ou helicóptero. Outros lugares para conhecer são o Marco das Três Fronteiras, a Usina Hidrelétrica de Itaipu e o Parque das Aves.

 

Crédito: Getty Images/iStockphoto
Um dos destinos mais procurados do Brasil, Foz do Iguaçu atrai turistas do mundo inteiro em meio à biodiversidade das faunas e floras brasileira e a argentina – (iStock/Getty Images)