BAUNILHA DO CERRADO 4

Cerrado Brasileiro “Hot Spot” Mundial

4 de novembro de 2020

Muito já se falou e muito ainda há de se falar sobre este bioma localizado no coração do Brasil. Muito se fala porque o Cerrado representa a grande fronteira agrícola do Brasil contemporâneo e é hoje o celeiro de grãos do agronegócio. Muito há o que falar, porque o adensamento populacional e a produção agrícola tiveram um papel importante, mas devastador sobre a fauna, flora e mananciais da região.

Silvestre Gorgulho

“Hot Spot” para conservação mundial

Muito já se falou e muito ainda há de se falar sobre este ecossistema localizado no coração do Brasil. Muito se fala porque o Cerrado representa a grande fronteira agrícola do Brasil contemporâneo e é hoje o celeiro de grãos do agronegócio. Muito há o que falar, porque o adensamento populacional e a produção agrícola tiveram um papel importante, mas devastador sobre a fauna, flora e mananciais da região. Mas a conscientização para esses problemas tem encontrado respaldo nas mais diversas classes de profissionais: professores, estudantes, empresários, jornalistas e fotógrafos.

O Cerrado brasileiro abrange os estados: Amapá, Maranhão, Piauí, Rondônia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Tocantins, Bahia. Localiza-se em três das maiores bacias hidrográficas da América do Sul, (Tocantins-Araguaia, São Francisco e Prata) o que, de certa maneira, favorece sua biodiversidade.

Apesar da imensa exploração, o Cerrado ainda guarda um potencial genético imensurável. Evidente que há impactos irremediáveis e várias espécies estão bem comprometidas. Mas existem vários projetos de recuperação tanto pelos organismos governamentais, como Embrapa, Ibama, universidades e Jardim Botânico, como projetos de conscientização promovidos por alguns organismos não governamentais.


A vegetação que compõe o Cerrado é formada por árvores com troncos tortuosos, arbustos e gramíneas. No Cerrado, são encontrados onze principais tipos de vegetações, os quais apresentam grande variedade de espécies. A vegetação desse bioma é distribuída em três formações: Florestais, Campestres e Savânicas.

 

O bioma Cerrado foi reconhecido como “Hot Spot” para a conservação da biodiversidade mundial. Isso tem um significado muito forte, pois é como se acendesse uma luz vermelha para o bioma. É um alerta máximo e muito sério.

De acordo com o IBAMA, nas últimas décadas houve uma redução de 48,4% do Cerrado. A taxa de desmatamento anual é de 0,69%, maior até que da Amazônia e dos demais biomas brasileiros. Se o ritmo continuar acelerado, estima-se um prazo de 40 a 50 anos para um grande desaparecimento de seus recursos florestais. Atualmente, apenas 3% do Cerrado está efetivamente protegido em unidades de conservação. Urge frear o desmatamento e ampliar a quantidade de unidades de conservação para a preservação do bioma e a gestão territorial.

A Reserva da Biosfera do Cerrado possui 296,5 mil quilômetros quadrados e abrange parte do Distrito Federal e dos estados de Goiás, Tocantins, Maranhão e Piauí. Ela é uma das seis reservas brasileiras desse tipo reconhecidas pela Unesco, ao lado da Mata Atlântica, Cinturão Verde de São Paulo, Pantanal, Caatinga e Amazônia Central.

Os 2.036.448 km2 do bioma Cerrado equivalem a 23,92% do território brasileiro, ou à soma das áreas de Espanha, França, Alemanha, Itália e Reino Unido.


O lobo-guará, hoje homenageado na nota de 200 Reais, é uma das espécies encontradas na fauna do bioma Cerrado.

 

 

A BELEZA DO CERRADO – O Cerrado brasileiro apresenta algumas semelhanças em relação às savanas africanas, no entanto a vegetação e a fauna são diferentes. O Cerrado é considerado o 2° maior bioma da América Latina. O Cerrado conta com um número de 12.734 espécies de plantas nativas devidamente catalogadas. Em relação à quantidade de animais, há 199 espécies de mamíferos, 837 espécies de aves, 1.200 espécies de peixes, 180 espécies de répteis e 150 espécies de anfíbios.