A Hora e Vez do Rio Pinheiros
30 de dezembro de 2020As promessas foram muitas mas os resultados deixam a desejar
Dentre as promessas jamais cumpridas pelos candidatos e governantes de São Paulo, uma das mais populares e recorrentes e a da limpeza dos Rios Pinheiros/Tietê – a maioria promete, mas nenhum jamais de fato a realizou. E com João Dória não seria diferente: o atual governador de São Paulo afirmou que pretende não só despoluir o rio Pinheiros, como marcou data: o fará até dezembro de 2022. Como se não bastasse, o político do PSDB ainda afirmou que irá privatizar o prédio da Usina da Traição para transformá-lo em uma espécie de “Puerto Madeiro” paulista, com áreas de lazer e alimentação à beira do rio para o lazer da população e turistas.
João Doria: “Pelo Novo Rio Pinheiros, queremos trocar, até 2022, o lixo por peixes”.
A promessa foi feita no ano passado e, segundo o governador João Doria, o prazo foi estabelecido em parceria com órgãos Sabesp, Emae, Daee, Cetesb e a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente. Além de limpar o rio e sua margem, o governador afirmou que até dezembro de 2022 as duas estações de energia elétrica à beira do Pinheiros serão removidas e a fiação enterrada. Segundo o governador, os recursos para a realização dessa antiga promessa tucana virão do estado e também do setor privado, pela concessão de áreas de transporte turístico de passageiros pelo rio. Os dois primeiros contratos assinados pelo governo, através da Sabesp, pelo projeto, foram assinados em dezembro no valor de R$ 2,5 bilhões de investimento.
Doria: “A despoluição do rio Pinheiros vai beneficiar diretamente cerca de 3,3 milhões de pessoas e Serão 532 mil imóveis ligados à rede coletora de esgoto”.
O governador João Doria explicou que a despoluição do Novo Rio Pinheiros vai beneficiar diretamente cerca de 3,3 milhões de pessoas que moram em locais abrangidos pela bacia do rio, muitas em regiões carentes do Estado. “Serão 532 mil imóveis ligados à rede coletora de esgoto. Trata-se do maior programa de saneamento do País, com foco na saúde pública e resgate da dignidade. Até dezembro de 2022 teremos o Rio Pinheiros limpo e despoluído”, garantiu.
A Usina da Traição será incorporada para uma área de lazer com restaurantes, bares à semelhança de Puerto Madeiro, em Buenos Aires.
DESPOLUIÇÃO DO TIETÊ
O modelo de aproveitamento da Usina da Traição – que passará a se chamar Usina São Paulo depois de privatizada – vem da região de Puerto Madeiro, em Buenos Aires, onde, à beira do Rio da Prata, o antigo porto foi transformado em área com restaurantes, bares e até um cassino em um barco.
O governo do estado ainda confirmou que, ainda que mais demorada, a despoluição do Tietê também está a caminho – e acontecerá em 8 anos, começando por Guarulhos e Mogi das Cruzes. Sobre o fato dessas mesmas promessas serem feitas há décadas por governos anteriores – a absoluta maioria ligada ao seu partido -, Doria disse que não iria criar qualquer “juízo sobre seus antecessores”, mas que ele cumprirá sua palavra.