Agronegócio Sustentável

1 de dezembro de 2020

Pesquisadora da Embrapa explica por que o Brasil é referência mundial em agricultura sustentável

da redação

 

O tripé para o desenvolvimento de uma agricultura sustentável é formado por preservação, conservação e o conhecimento do uso potencial dos bioinsumos, que são todos os produtos e práticas que estão relacionados com a origem biológica de plantas e animais.

 

 O que é uma atividade agrícola sustentável? Vale conferir o que diz os técnicos da Embrapa: sustentabilidade pode ser definida como ações/atividades humanas que visam suprir as necessidades do presente sem comprometer as gerações futuras. A sustentabilidade tem como pilar três elementos: meio ambiente, impacto social e economia. Um sistema para ser sustentável precisa incentivar a conservação do meio ambiente, o bem-estar social e o ganho econômico de modo que não coloque em risco os dois primeiros elementos.

 A sustentabilidade é de fundamental importância para uma comunidade saudável e equilibrada. E o segredo está em combinar proteção ambiental, evitando a degradação do solo e o uso racional de insumos, com eficiência da produtividade.

Para a pesquisadora da Embrapa, Mariane Carvalho Vidal, o Brasil é uma referência mundial no agro sustentável. “Nós somos um país que detém a maior mega biodiversidade do planeta e isso é a referência principal para que a gente consiga desenvolver tecnologia suficiente e alinhada com o meio ambiente, a saúde humana e de toda a cadeia de produção”. Mariane explica que uma agricultura sustentável demanda, além da proteção ambiental, a eficiência da produtividade.

 

O Brasil é referência mundial e os bioinsumos são importantes para diminuir a imagem negativa do Brasil no exterior a respeito da questão ambiental.

 

Para a pesquisadora, o tripé para o desenvolvimento de uma agricultura sustentável — que utiliza dos recursos do próprio ambiente para garantir a produção de alimentos —, é formado por preservação, conservação e o conhecimento do uso potencial dos bioinsumos. “Bioinsumos são todos os produtos e práticas que estão relacionados com a origem biológica de plantas e animais, ou até mesmo os próprios microrganismos”, explica. Como exemplo, Mariane cita uma técnica usada no cultivo da cana-de-açúcar. “No cultivo de cana se utiliza uma vespa que é chamada de cotesia, ela é implantada na cana e, quando eclode, mata as pragas que causam prejuízo na produção de cana”.

IMAGEM DISTORCIDA NO EXTERIOR

Mariane Carvalho Vidal ressalta que a agenda dos bioinsumos é importante para diminuir a imagem negativa do Brasil no exterior a respeito da questão ambiental. “Os bioinsumos são uma agenda extremamente positiva nesse contexto”, define. “E o Brasil tem uma realidade muito impactante porque ele é um grande dependente de insumos importados para os sistemas de produção. E isso nos leva a pensar o seguinte: se somos uma das principais agriculturas do planeta, por que somos tão dependentes de insumos que vêm de outras regiões?”

O caminho, segundo a pesquisadora, é investir em pesquisa e nos bioinsumos. “Precisamos de um olhar voltado para valorização da diversidade brasileira, de investir em conhecimento e desenvolvimento tecnológico relacionado a nossa biodiversidade”.