Fotógrafo argentino se encanta pela natureza do Brasil
4 de dezembro de 2020Há mais de dez anos, Pablo Levinsky descobriu a riqueza de fauna e flora do País; registros revelam o amor e o cuidado com o meio ambiente.
Registrando as belezas de Campinas (SP), fotógrafo argentino aprendeu a conhecer a natureza do Brasil — Foto: Terra da Gente
Para o fotógrafo argentino Pablo Levinsky, o arroz com feijão e o futebol brasileiro não agradam tanto quanto o arroz e o futebol da Argentina. Nascido em Buenos Aires, ele se mudou para o Brasil há mais de dez anos e, ao chegar, aqui descobriu em que páreo o país sai vitorioso: o da natureza.
Encantado e apaixonado palas maravilhas do ambiente encontradas em território brasileiro, Pablo investiu na fotografia como forma de contemplar essas belezas e, com o tempo, se tornou tão bom na prática que passou a disseminá-la através de cursos gratuitos.
Pablo Levinsky divide a rotina de observador e divulgador de natureza com a psicologia e a mágica — Foto: Terra da Gente
A variedade e o colorido da fauna e da flora se destacam em técnicas básicas para amantes de natureza que desejam flagrá-la até mesmo com o celular. Utilizando a psicologia, sua profissão de formação, como inspiração, ensina a importância do olhar cauteloso, dos ouvidos atentos e do cuidado com o meio.
A habilidade do argentino em fotografar e ensinar os truques parece até mágica, mas há uma justificativa para isso: na chegada ao Brasil, Pablo estava impossibilitado de atuar como psicólogo de forma regularizada e, na busca de renda, decidiu trabalhar como mágico. Ao contrãrio do que possa parecer, revelar um mundo escondido e trazer alegria aos espectadores unem essas áreas de atuação.
A história de Pablo está em destaque no quadro “Gente da Terra” no Terra da Gente deste sábado (05/12) às 14h, na tela da EPTV.