BRASIL E O PRÊMIO NOBEL 2

Construindo a Paz

1 de fevereiro de 2021

Nobel tem seis categorias anuais: Paz, Física, Química, Medicina, Literatura e Economia

Silvestre Gorgulho

 

Construir a paz é saber liderar um grupo, deixando de culpar os outros, para assumir as responsabilidades que provocam mudança. O conceito de paz implica na ausência de violência. Implica em luta pelo respeito à justiça social, econômica e religiosa, aos direitos humanos e às conquistas que buscam mitigar a pobreza, a fome e as desigualdades. Sem comida não há paz. O símbolo mundial da paz e o maior líder pacifista da história moderna não foi contemplado com o Prêmio Nobel da Paz. Sim, precursor da filosofia “Satyagraha” ou “Verdade-Firmeza”, o indiano Mahatma Gandhi, que conseguiu a independência da Índia em 1947, não recebeu essa honra. O fato diminui a premiação? Não! Mas mostra que também ela sofre por interesses políticos dos mais diversos.

 

 

Em 10 de dezembro de 1901 houve a primeira entrega oficial do Prêmio Nobel da Paz, criado por Alfred Nobel. Como entender que um fabricante de armas criou o maior prêmio de reconhecimento por iniciativas que visem a paz? Vale lembrar: no final da vida, Alfred Nobel (1833-1896) sentiu-se incomodado pelo uso feito de seu invento: a dinamite. Paradoxalmente, graças a sua revolucionária invenção, milhões de pessoas no mundo morreram pelas bombas e outros artifícios de guerra. Mas, a história mostra que essa nunca foi a intenção de Alfred Nobel. Ele ganhou fortunas, mas perdeu as esperanças quando o homem fez de sua invenção uma máquina de matar. Ao morrer, fez o testamento destinando sua fortuna para a “The Nobel Foundation”, que incentivaria aqueles que alcançassem avanços de “grande benefício para a humanidade”.

COMO FUNCIONA A ESCOLHA DOS PREMIADOS

A escolha do Prêmio Nobel funciona assim. Existem seis categorias do prêmio: Paz, Física, Química, Medicina, Literatura e Economia. Cada categoria tem seu próprio comitê especializado. Esse comitê tem a missão de solicitar, receber e analisar indicações de candidatos feitas por professores, cientistas e acadêmicos. Cada ano são centenas de indicações. Cada comitê escolhe os finalistas obedecendo seus próprios métodos.

Por que não há Prêmio Nobel para a Matemática? Bem, essa é uma boa história. A Matemática ficou de fora. Apesar de extensas especulações, não se sabe com certeza o porquê dessa omissão. E para matemática não ficar fora do movimento dos grandes e prestigiados prêmios, matemáticos de várias partes do mundo, no congresso mundial de matemática de 1924 em Toronto, no Canadá, decidiram criar duas medalhas de ouro para reconhecer o mérito dos matemáticos que se destacarem.

E O PRÊMIO NOBEL DE MATEMÁTICA?

As especulações do porquê que Alfred Nobel não deixou um prêmio para a Matemática são muitas. A mais comum, embora não tão bem fundamentada, é por ele ter se decepcionado com uma mulher com a qual tinha uma relação amorosa séria. Segundo especulações, ela o rejeitou por um outro sueco, o famoso matemático Gosta Mittag-Leffler. Alfred não sublimou essa perda.
E por que o Nobel da Paz é concedido em Oslo, na Noruega? Esta e outra questão que desperta curiosidade e que ganha asas no mundo das especulações. De fato, Alfred Nobel deixou explícito que o Prêmio da Paz deveria ser entregue em Oslo e não em Estocolmo. Segundo Turill Johansen, ex-secretária da Fundação Nobel, ninguém sabe a verdadeira razão. Mas especula-se que na época, a Noruega pertencia à Suécia e Alfredo parecia gostar dessa união. Então preferiu deixar por escrito, em 1895, seu desejo de que o parlamento norueguês selecionasse o comitê responsável pelo Nobel da Paz.

PRÊMIO NOBEL DA PAZ

O Prêmio Nobel da Paz é o mais famoso, mais prestigiado e o mais conceituado de todos. Tem uma história de 121 anos. Hoje é a comenda mais valorizada da História, tanto que a simples indicação ao Nobel da Paz já é um título de distinção. A premiação, concedida por méritos, já foi dada 817 vezes a indivíduos e 23, a organizações. Pouquíssimos ganharam mais de uma vez – no total, foram 813 pessoas e 20 entidades.

O Brasil nunca teve um Prêmio Nobel. E não é por falta de trabalho. (Ver outras três matérias nesta edição BRASIL E O PRÊMIO NOBEL). Mas neste lacar, a Argentina ganha do Brasil de 5 a zero. O país mais premiado com o Nobel é os Estados Unidos.

E o Brasil? Ah! O Brasil ainda reclama muito de nenhum de seus cidadãos ter recebido essa indicação. Daí, a importância do ato registrado neste mês de janeiro em Oslo, na Noruega. Em nome da paz foi protocolado no Conselho Norueguês do Nobel (The Norwegian Nobel Committee), o nome do ex-ministro Alysson Paolinelli para o Nobel 2021. A indicação partiu de entidades brasileiras, capitaneados pelo Diretor da ESALQ – Escola Superior Agricultura Luiz de Queiroz, professor Durval Dourado Neto, pela USP – Universidade de São Paulo, e pelo ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, professor e coordenador do Centro de Agronegócio na Escola de Economia de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas e Embaixador Especial da FAO para as Cooperativas.
Vale lembrar o próprio professor Alysson Paolinelli: “sem comida não há paz. Sem paz não há harmonia nem desenvolvimento social e econômico”.