RESERVA ECOLÓGICA DO MORUMBI 1

João e Maria

1 de fevereiro de 2021

A história de um casal de Jacus

Silvestre Gorgulho

ERA UMA VEZ um casal de jacus.

Eles viviam alegres e felizes bem no centro da maior cidade brasileira – São Paulo – dentro da Reserva Ecológica do Morumbi.

A Reserva do Morumbi está localizada na confluência das ruas dos Limantos, dos Malmequeres, dos Goivos e das Praças Uirapuru e Ematuba, no bairro do Morumbi.

Outrora, a reserva era uma rica mata fechada. A Reserva Ecológica foi oficializada em 1975 pelo prefeito Olavo Setubal. Tudo começou quando a artista e apresentadora Hebe Camargo junto com o industrial-ornitólogo Johan Dalgas Frisch procuraram Olavo Setubal para que a mata fosse cercada, protegida e toda área fosse monitorada. Objetivo: preservar essa riqueza natural, antes que a invadissem e a ocupassem ilegalmente.

Anos depois, a mata foi transformada em Reserva Ecológica. Há 13 anos, em 2008, a pedido de Dalgas Frisch foi trocada a cerca de arame – já muito danificada – por um gradil de ferro.

Além da proteção de Johan Dalgas Frisch, conhecido como ‘O Senhor dos Pássaros’, todos moradores que vivem ao redor da Reserva sempre tiveram um carinho especial pelos pássaros, pelas árvores e pelos animais seus vizinhos.

Pois bem, nessa Reserva do Morumbi vivia um casal de Jacus.

Até receberam nome dos moradores: João e Maria.

João e Maria estavam em casa. Viviam felizes e seguros dentro da Reserva. A segurança era tanta que começaram a extrapolar seu território.

No ano passado, num dia de chuva, uma triste notícia: João foi atropelado quando deixou a reserva para perambular pela Praça do Uirapuru. Tristeza geral entre os moradores. Tentou-se de tudo para salvar João. Não foi possível.

Maria, solitária e triste, passou a viver sozinha. Levou sua viuvez por três meses. Apareceu outro Jacu, que os vizinhos apelidaram de Joaquim. Mas Maria foi durona na sua viuvez. Não se correspondeu com Joaquim que foi à procura de outra companheira na floresta urbana.

O tempo passou…

E não é que apareceu José, um jacu jovem de porte bonito que agradou Maria? Pronto! Formaram um novo casal.

José e Maria passaram a frequentar o “refeitório” de frutas e água fresca que, diariamente, o Anjo-da-Guarda das aves, Johan Dalgas Frisch, deixa no coração da Reserva.

Mansos e simpáticos, o novo casal de Jacus fazem a alegria das crianças do bairro Morumbi.

As crianças levam ração de cães e gatos. E muito mais: levam carinho e pedem cuidado aos motoristas para trafegarem devagar pela Praça Uirapuru e arredores.

Sim, como no conto de fadas, será que o novo casal José e Maria, serão felizes para sempre?

 

O casal de jacus comparece todos os dias no refeitório na Reserva do Morumbi para se alimentar. Existem sete espécies diferentes de Jacu. As principais características do jacu são as bordas esbranquiçadas nas penas da cabeça, pescoço, manto e peito; e uma espécie de “barba” vermelha em sua garganta. Os jacus podem atingir 85 cm de comprimento. A cauda é longa e arredondada. (Foto: Dalgas Frisch)