Forum Mundial da Água
1 de março de 2021Covid-19 adia evento para março de 2022
Seria o primeiro Fórum a ocorrer na África subsaariana. O 9º Fórum Mundial da Água – o principal evento sobre recursos hídricos no mundo – que seria realizado agora neste mês de março de 2021, foi adiado para o ano que vem. O Conselho Mundial da Água (WWC na sigla em inglês) ao lado do Comitê Organizador local do 9º Fórum Mundial da Água – Dakar, Senegal, anunciou o adiamento de março de 2021 para março de 2022. No comunicado, o Conselho informa que ainda serão liberados mais informações e detalhes sobre esse adiamento.
A decisão foi tomada em novembro do ano passado, entre o presidente do WWC, Loïc Fauchon, e o presidente da República do Senegal, Macky Sall, que discutiram além do adiamento do evento sobre a sua preparação e organização. O anúncio em conjunto das autoridades justifica a decisão dizendo que o adiamento do Fórum por um ano devido ao surto de Covid-19, permitirá obter maior conhecimento sobre questões ligadas à água, pandemias, higiene e proteção da saúde da população.
ÍNTEGRA DO COMUNICADO
Dakar, Senegal, 2 de novembro de 2020.
Senegal e o Conselho Mundial da Água decidiram pelo adiamento do 9º Fórum Mundial da Água para a semana entre os dias 21 e 26 de março de 2022.
O adiamento foi decidido em razão da evolução global da pandemia de Covid-19, que atrasou o processo preparatório do Fórum e obrigou as organizações a reagendarem eventos introdutórios, além de garantir melhores condições sanitárias para a participação dos stakeholders.
Vale lembrar, que o próximo Fórum, que terá como tema “Segurança Hídrica para a Paz e o Desenvolvimento”, será o primeiro a ocorrer na África subsaariana. Uma plataforma ficará disponível para profissionais e tomadores de decisão responderem à prioridade de aceleração e expansão do acesso à água e ao saneamento por todos. Numa Era marcada pela Covid-19, o Fórum também ajudará a construir um mundo mais resiliente, no qual a água é um elemento central no atendimento de necessidades básicas da humanidade e do planeta.
O Conselho Mundial da Água expressa sua gratidão e agradecimento ao Presidente da República do Senegal, o Exmo. Sr. Macky Sall, pelo seu comprometimento e apoio contínuo na realização do Fórum sob as melhores condições possíveis para se atingir os resultados esperados. Este comprometimento confirma o engajamento senegalês em abordar os problemas hídricos e fazer da água uma fonte de paz e não de conflito.
Esta também é uma oportunidade para agradecer os parceiros e inúmeras organizações ao redor do mundo que se mobilizaram para o processo preparatório do Fórum, especialmente no desenvolvimento do conteúdo temático. Notável progresso já foi verificado e todos aqueles envolvidos estão animados em continuar com seus trabalhos e fazer do 9º Fórum Mundial da Água um sucesso histórico.
Essa mobilização excepcional será assinalada em 2021 pelos numerosos eventos preparatórios por todos os continentes que colocarão a água no centro de políticas públicas.
O Senegal e o Conselho Mundial da Água, ao lado de seus parceiros, estão totalmente comprometidos em garantir que o Fórum do Dakar – incluindo a sua cúpula de Chefes de Estado – seja realizado e responda às políticas prioritárias quanto à preservação e gestão deste importante, mas ameaçado, recurso.
República do Senegal
Comitê Organizador do 9º Fórum Mundial da Água
e Conselho Mundial da Água