meio ambiente

Parques para concessão

1 de março de 2021

Lançados editais para estudos de concessão de sete parques nacionais

da redação

 

Parque Nacional de Lençóis Maranhenses (MA) está na lista do edital das concessões.

 

 Foram 7 editais para estudos de 8 parques lançados em final de fevereiro pelo Ministério do Meio Ambiente. Os primeiros editais para a realização de estudos técnicos têm o objetivo de subsidiar as concessões de unidades de conservação federais, agenda prioritária do governo federal.  A ação é fruto de um projeto de cooperação técnica internacional entre Ministério do Turismo (MTur) e Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), que tem o objetivo de promover o turismo e o patrimônio cultural e natural no Brasil.

 

A Floresta Nacional de Brasília e o Parque Nacional de Brasília (Água Mineral) estão entre as 8 unidades cujos estudos técnicos estão no edital do MMA, Ministério do Turismo e Unesco.

 

Serão desenvolvidos estudos e proposições para concepção de modelagem técnica e operacional, engenharia, arquitetura, assim como de viabilidade econômico-financeira para as concessões. Os estudos serão realizados no prazo de até 120 dias após a assinatura dos contratos.

As unidades de conservação contempladas nos estudos são:

  1. Parque Nacional de Lençóis Maranhenses (MA)
  2. Parque Nacional de Jericoacoara (CE)
  3. Parque Nacional da Chapada dos Guimarães (MT)
  4. Parque Nacional da Serra dos Órgãos (RJ)
  5. Parque Nacional da Serra da Bodoquena (MS)
  6. Parque Nacional de Ubajara (CE)
  7. Parque Nacional de Brasília (DF)
  8. Floresta Nacional de Brasília (DF)

 Nas próximas semanas, serão lançados editais para outros estudos previstos na parceria. Os interessados poderão ter a acesso às informações no site da UNESCO.