Ministério do Meio Ambiente leva nova usina de reciclagem ao interior de São Paulo
23 de junho de 2021Recursos de R$ 7 milhões vão beneficiar consórcio de municípios
O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, anunciou hoje (22/6) a implantação de uma usina de reciclagem, junto ao Consórcio Municipal da Mogiana (CMM), na região de Ribeirão Preto, no interior do estado de São Paulo. A ação faz parte do programa Lixão Zero, lançado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) em 2019.
Acompanhado pela deputada federal Carla Zambelli, que preside a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o ministro enfatizou a importância da ação da Agenda Ambiental Urbana. “É uma ação importante para a proteção do meio ambiente, do solo, da água, e também para a qualidade de vida das pessoas”, destacou o ministro.
Voltado à gestão de resíduos sólidos urbanos, o projeto vai introduzir uma usina de triagem mecanizada para a separação de resíduos provenientes tanto da coleta indiferenciada como da coleta seletiva, ambas praticadas no âmbito do Consórcio Público. Entre os benefícios, está o aumento da reciclagem e a valorização de resíduos orgânicos, o que contribui para aumentar o tempo de vida útil dos aterros sanitários, além de gerar emprego e renda em todos os pontos da cadeia da reciclagem.
O Consórcio Municipal da Mogiana (CMM) é composto por 45 municípios, dentre os quais serão alcançados diretamente São Joaquim da Barra, Guará, Ipuã, Patrocínio Paulista, Sales Oliveira, São José da Bela Vista, Nuporanga, Itirapuã e Ribeirão Corrente, totalizando cerca de 150 mil brasileiros beneficiados.
Programa Lixão Zero
Lançado em 2019, o programa Lixão Zero é eixo da Agenda Ambiental Urbana, que tem como objetivo melhorar a qualidade ambiental nas cidades, onde vivem 85% dos brasileiros.
Ascom MMA