DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE 2

Tsunami da restauração ambiental

1 de junho de 2021

A restauração de 10 bilhões de árvores

Silvestre Gorgulho

 

O Paquistão, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), vai sediar o Dia Mundial do Meio Ambiente 20021. O tema deste ano se concentrará na “Restauração de Ecossistemas” e na urgência de fazermos as pazes com a natureza. A data também marcará o lançamento formal da Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas 2021 – 2030.

 

Urge a restauração do solo, das florestas, dos rios e do ar.

 

O anúncio das comemorações foi feito pelo assessor do Primeiro Ministro e Ministro da Mudança Climática do Paquistão, Malik Amin Aslam, paralelamente à 5 Assembleia da ONU para o Meio Ambiente.  Na ocasião, Aslam uniu-se à Diretora Executiva do PNUMA, Inger Andersen, para reconhecer a urgência de prevenir, frear e reverter a degradação dos ecossistemas em todo o mundo.

Liderado pelo Primeiro Ministro Imran Khan, o Governo do Paquistão – em um dos mais ambiciosos esforços de reflorestamento do mundo – planeja expandir e restaurar as florestas do país por meio de um Tsunami de 10 bilhões de árvores plantadas ao longo de 5 anos.

A campanha abrange a restauração de manguezais e florestas, assim como o plantio de árvores em ambientes urbanos, incluindo escolas, universidades, parques públicos e cinturões verdes. O Paquistão lançou um Fundo de Restauração de Ecossistemas em apoio a soluções baseadas na natureza para a mudança climática e visando facilitar a transição para iniciativas ecologicamente resilientes e voltadas à conservação da biodiversidade e ao florestamento.

INICIATIVA DE ÁREAS PROTEGIDAS

Recentemente, o Primeiro Ministro do Paquistão lançou a Iniciativa de Áreas Protegidas para desenvolver 15 modelos de áreas protegidas em todo o país a fim de conservar mais de 7.300 quilômetros quadrados de área terrestre e criar mais de 5.500 empregos verdes.

“O governo do Paquistão está totalmente comprometido em desempenhar um papel de liderança na abordagem da questão climática, inclusive por meio da iniciativa de plantar 10 bilhões de árvores, que irá restaurar e melhorar mais de 1 milhão de hectares de floresta em todo o país”, afirmou Aslam. “Temos a honra de sediar o Dia Mundial do Meio Ambiente deste ano e de dar o nosso apoio aos esforços globais de restauração”.

Como anfitrião do Dia Mundial do Meio Ambiente, o Paquistão colocará em destaque algumas soluções ambientais e seu papel nos esforços globais.  O dia será comemorado em todo o mundo com vários eventos e atividades, de acordo com as últimas regulamentações da COVID-19.

 

Inger Andersen: “O ano de 2020 foi de acertos de contas. Em 2021, devemos tomar medidas ousadas para passar da crise à cura”.

 

“O ano de 2020 foi de acertos de contas, de enfrentar múltiplas crises, incluindo uma pandemia global e as contínuas crises de clima, natureza e poluição. Em 2021, devemos tomar medidas ousadas para passar da crise à cura: e, ao fazê-lo, devemos reconhecer que a restauração da natureza é imperativa para a sobrevivência de nosso Planeta e da humanidade”, disse Inger Andersen, Diretora Executiva do PNUMA.

DÉCADA DA RESTAURAÇÃO

A Década das Nações Unidas tem o objetivo de aumentar em grande escala a restauração de ecossistemas degradados e destruídos para combater a crise climática, evitar a perda de um milhão de espécies e aumentar a segurança alimentar, o abastecimento de água e a subsistência.

Restabelecer os reservatórios naturais de carbono – tais como florestas e turfeiras – poderia ajudar a fechar a lacuna de emissões climáticas em 25% até 2030. O plantio de espécies de árvores nativas também pode ajudar a amortecer alguns dos efeitos devastadores esperados em um planeta em aquecimento, tais como o aumento do risco de incêndios florestais. Atualmente, 3,2 bilhões de pessoas – 40% da população mundial – sofrem com a contínua degradação dos ecossistemas, perdendo, por exemplo, o acesso a solos férteis ou água potável segura.