setor elétrico

Evento reúne grandes nomes do setor elétrico em SP dia 08 de julho, e contará com transmissão on-line e gratuita.

5 de julho de 2021

EletroDay, evento realizado pela fintech e accountech ROIT BANK, visa aumentar o networking em um setor que está em franco aquecimento.

 

O setor elétrico brasileiro está em franca expansão no Brasil. Em pesquisa apresentada pela ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), EPE (Empresa de Pesquisa Energética) e CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica), a previsão é que até 2023 exista um aumento de 3,8% por ano no consumo de energia, enquanto a projeção do PIB (Produto Interno Bruto) da economia brasileira é de 2,7% para o mesmo período.

Isso indica que muitos investimentos serão feitos no setor, com a movimentação de milhões de reais e a oportunidade de investimento e aprimoramento para empresas de diversos setores.

Em contrapartida, o setor é um dos que mais sofrem com a alta tributação. A energia elétrica no Brasil é uma das mais caras no mundo e quase 50% da arrecadação global do governo brasileiro é oriunda das tarifas e tributações incidentes sobre a energia elétrica – tributação cobrada na geração, transmissão e distribuição, segundo estudo de Hélio Duque, doutor em Ciências pela Universidade Estadual Paulista (Unesp).

De olho nesse movimento, a fintech e accountech ROIT BANK, que desenvolve soluções para contabilidade, gestão fiscal e financeira de médias e grandes empresas, realizará, no dia 08 de julho de 2021, em São Paulo, o EletroDay: evento que reúne grandes players do mercado e experts do setor elétrico.

Lucas Ribeiro, CEO da fintech ROIT BANK e presidente da Assespro-PR, explica que a oportunidade surgiu da necessidade de unir esforços em torno de um tema que é vital para a economia do país, mas que também traz vários desafios que devem ser enfrentados juntos.

Lucas Ribeiro, CEO do ROIT BANK

“O ROIT BANK criou nos últimos anos um grande networking de parceiros e grandes empresas que entendem a importância da aplicação de tecnologia, gestão contábil e fiscal, além das demandas energéticas, em um setor que é fundamental para o desenvolvimento do Brasil”, diz Lucas Ribeiro.

O evento abordará as tendências de mercado, os desafios e as oportunidades financeiras, além das novas tecnologias do setor. Outro ponto fundamental a ser debatido será o futuro da energia elétrica no Brasil e a retomada pós-pandemia de Covid-19.

A transmissão do evento será feita gratuitamente para todo o Brasil através da plataforma Zoom, com possibilidade de interação e perguntas dos espectadores. Presencialmente, serão 50 participantes estratégicos, respeitando o protocolo para contenção da Covid-19 e orientações do Ministério da Saúde.

Os painéis serão compostos por grandes nomes do mercado, como: André Pepitone da Nóbrega, diretor-geral da Aneel; Diogo Mac Cord, secretário de Desestatização do Ministério da Economia; Rodrigo Limp, presidente da Eletrobras; Leonardo Euler, Presidente Anatel; Anatalicio Risden Junior, diretor financeiro executivo da Itaipu; Lucas Ribeiro, presidente da Assespro-PR e CEO do ROIT BANK; e Elisa Bastos, Diretora da Aneel; entre outros importantes oradores. Também estão confirmadas empresas do setor público e privado, como Enel, Celpe, Eletrobras, Cemig, Aneel, Itaipu, 3G Radar, Sinergi.

Na pauta, além de abordagens e panoramas gerais do setor elétrico, serão discutidos assuntos fiscais, como na palestra comandada por Ricardo Holanda, Head de Consultoria da AiTAX, que abordará os “Desafios tributários do presente e mudanças tributárias futuras para o setor elétrico”.

Outro ponto interessante do evento será a discussão sobre a aplicação de inteligência artificial e robotização no setor. “Os bastidores operacionais das empresas do setor elétrico guardam as mesmas complexidades, ou até maiores, de outras grandes empresas em diferentes segmentos. O que temos constatado é uma alta demanda por eficiência em processos fiscais, principalmente, por essas empresas, usando robotização e inteligência artificial.”, ressalta Lucas Ribeiro, CEO do ROIT BANK, que será o incumbido de falar sobre o assunto na palestra – “Aplicações práticas da IA e robotização para empresas do setor elétrico”.

“O EletroDay será uma grande e única oportunidade para nos aprofundarmos nesse assunto vital”, celebra Ribeiro.