FISCALIZANDO A FLORESTA 2

OPERAÇÃO SAMAÚMA ATÉ 31 DE AGOSTO

29 de julho de 2021

Ministério do Meio Ambiente coordena ações de fiscalização ambiental na Amazônia. Ações interministeriais integram agentes ambientais, Exército e Força Nacional

 

Em missão conjunta com a Força Nacional e do Exército Brasileiro, que atuam em conjunto no combate a crimes ambientais na região, o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, acompanhou ações de fiscalização na Floresta Amazônica.

 

O ministro destacou a importância da soma de esforços do Governo Federal contra os crimes ambientais. “O trabalho em conjunto é bastante importante; é integrar as forças do Ministério da Defesa e a Força Nacional, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, para combater desmatamento ilegal e mineração ilegal aqui na região”, pontuou.

A primeira etapa da visita teve foco na base do Ibama, no município de Novo Progresso-PA, e na base móvel do ICMBio, no interior da Floresta Nacional do Jamanxim. Entre os diferenciais de hoje na atuação dos agentes ambientais, está o uso do sistema Brasil M.A.I.S., do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que traz imagens diárias do território, com resolução de alta precisão.

OPERAÇÃO SAMAÚMA ATÉ 31 DE AGOSTO

Em seguida, o ministro coordenou ações estratégicas de atuação junto ao Comando do Exército, na base de Moraes de Almeida-PA, no âmbito da operação Samaúma. A força-tarefa faz parte da Garantia da Lei e da Ordem (GLO), que acontece entre 28 de junho e 31 de agosto em diversas localidades da Amazônia.

Além de sobrevoo pelas áreas monitoradas, o ministro acompanhou ainda preparação e ações na base aérea do Cachimbo. Ao todo, as operações em curso na Amazônia contam com 500 homens da Força Nacional, vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, e ainda 3 mil homens do Exército Brasileiro, sob coordenação do Ministério da Defesa.