SOS MANGUEZAIS 1

PROTEÇÃO DOS MANGUEZAIS

29 de julho de 2021

Dia de Proteção dos Manguezais é celebrado com limpeza do ICMBio e parceiros, em Pernambuco

 

Cerca de 500 quilos de lixo foram recolhidos da APA Costa dos Corais e da APA Estadual de Guadalupe

 

Em comemoração ao Dia Mundial de Proteção dos Manguezais, celebrado dia 26 de Julho,  o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) participou do mutirão organizado pelo Ministério do Meio Ambiente, no sábado (24), para limpeza dos mangues da Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais e da Área de Proteção Ambiental Estadual de Guadalupe, no Estado de Pernambuco. Ao todo, foram recolhidos 483 quilos de lixo.

O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Nordeste (Cepene), do ICMBio, atuou na linha de frente com o apoio logístico e material do evento, bem como no transporte, pesagem e triagem dos resíduos. Além da equipe do Cepene, cerca de 40 voluntários atuaram na limpeza do manguezal do rio Mamucabas, na APA Costa dos Corais, em Tamandaré (PE), e do manguezal do Rio Formoso, na praia do Reduto, na APA Estadual de Guadalupe.

 

PLANO DE COMBATE AO LIXO NO MAR

O evento faz parte do Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar, do MMA, e foi realizado sob todos os protocolos estabelecidos de biossegurança, com testagem dos envolvidos, uso de máscaras e distanciamento social. Divididos em grupos, os participantes coletaram o lixo enviado, em parte, para a associação de catadores de Tamandaré e para o Consórcio Portal Sul.
A escolha dos locais para a ação realizada no último sábado foi devido a representatividade desses manguezais para estado. A iniciativa destaca a importância da conservação integral do ecossistema, berçário da biodiversidade marinha, para a sustentabilidade da pesca, que beneficia milhares de famílias da região, pelo cumprimento do papel ecológico, econômico e cultural dos mangues.

 

MUTIRÃO DE APOIADORES

Diversos apoiadores também se uniram pela limpeza dos manguezais de Pernambuco, como a a GIZ, no âmbito do Projeto TerraMar; Secretaria Nacional de Aquicultura e Pesca (SAP/MAPA); Marinha do Brasil; Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado de Pernambuco (SEMAS/PE); Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (ANAMMA); Instituto Ecoeducar; Voluntários do Planeta; Manguezal Marítimo; Instituto Garis Marítimo e Associação de Catadores de Tamandaré.