Condutores de visitantes têm até 8 de agosto para atualizar cadastro para trabalhar em Fernando de Noronha
4 de agosto de 2021Instituto Chico Mendes da Biodiversidade exige a atualização do cadastro para trabalho no Parque Nacional Marinho. Atualmente, 400 profissionais estão habilitados para atuar na reserva federal.
Condutores precisam atualizar cadastro para trabalhar na área do Parque Nacional — Foto: Ana Clara Marinho/TV Globo
Os condutores de visitantes que trabalham no Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, ou quem tem interesse em atuar na área, têm até domingo (8) para fazer o recadastramento ou se credenciar com o novo cadastro. O envio da documentação necessária deve ser feita pelo portal do governo federal.
O cadastro é obrigatório para os guias de turismo que desenvolvem atividades na reserva ambiental e possuem capacitação específica.
O Parque Nacional é de responsabilidade pelo Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio). A instituição tem cerca de 400 condutores cadastrados para trabalhar na reserva, mas a direção do órgão acredita que o número de profissionais habilitados deve diminuir.
“Nós contávamos com 400 condutores de visitantes credenciados, no último cadastramento em 2016. Esse número de profissionais deve cair, a quantidade de condutores ativos é bem inferior, o que é normal”, afirmou a chefe do ICMBio em Noronha, Carla Guaitanele.
O instituto lançou, em julho, o edital para atualização dos profissionais habilitados a atuar na reserva ecológica.
Os interessados em continuar, ou iniciar a atividade, devem comprovar ser condutor, apresentar certificado do curso de atualização de condutores do ICMBio e apresentar comprovante de treinamento de primeiros socorros realizado nos últimos 24 meses.
É preciso, ainda, apresentar comprovante de residência e carteira de morador da ilha permanente ou temporário, além de carteira de identidade.
Segundo a direção do ICMBio, quem não fizer a atualização do cadastro não poderá exercer atividades na reserva federal em Noronha.
Os condutores podem fazer a atualização em casa, mas o instituto disponibiliza um servidor e internet para quem tiver alguma dificuldade, na sede do órgão, no bairro do Boldró, das 8h às 12h, até sexta-feira (6).