ECOTURISMO

Mergulho e transporte aquático fortalecidos pelo Governo Federal na Costa dos Corais

21 de setembro de 2021

ICMBio chama guias e instrutores para atuar em destinos como Maragogi e São Miguel dos Milagres

MMA

 

1150.jpg

Foto: Projeto Conservação Recifal (PCR)

 

Está aberto o período de habilitação para o credenciamento de interessados em realizar serviços de operação de mergulho e de condução de visitantes na Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais. Pessoas físicas poderão se inscrever para a prestação de serviços de condução de visitantes e jurídicas para os serviços de transporte aquaviário.

Com quase 300 mil visitantes em 2019, a APA Costa dos Corais está entre as dez unidades de conservação mais visitadas do país e tem grande potencial para o turismo. É a maior Unidade de Conservação Federal marinha costeiro no país, possui mais de 400 mil hectares de área e cerca de 120 km de praia e mangues.

Com a informatização do sistema de solicitação de credenciamento, os interessados encaminhar a documentação necessária por meio do portal do Governo Federal. As solicitações poderão ser realizadas a qualquer momento e o resultado poderá ser consultado no portal do Governo Federal.

Desde 2019, o ICMBio em ação conjunta com o Ministério do Meio Ambiente, vem avançando na desburocratização e incentivos de atividades de ecoturismo em unidades de conservação. Dentre as medidas, quatro novas portarias foram publicadas, ainda no fim de 2019, dispondo sobre normas mais claras e autorizações para a prestação de serviços de apoio ao ecoturismo nos parques, tais como condução de visitantes, transporte aquaviário, alimentação e aluguel de equipamentos para atividades esportivas e de lazer, além da regulamentação para desburocratizar e simplificar procedimentos para atividades esportivas e recreativas, como a escalada e o voo livre.

Parque+

Criado em 2020 pelo MMA, o programa Parque+ visa ao incentivo do ecoturismo em todo o Brasil. Os novos processos e regras para atividades turísticas estão no escopo do eixo do programa que visa fomentar iniciativas para estruturação e desenvolvimento do ecoturismo nos parques nacionais, de forma ampla. Além deste, o programa atua em mais 3 eixos, voltados à promoção da acessibilidade nas UC, disponibilização de rede de Internet aos visitantes e interligação de trilhas de longo curso.

Saiba mais sobre o programa Parque+.

Acesse os editais de credenciamento para serviços de operação de mergulho e serviços de condução de visitantes.

Ascom MMA
(61) 2028-1227