Senado debate relatório de painel sobre mudanças climáticas
9 de setembro de 2021Plenário terá sessão de debate na sexta (10) sobre os resultados do Painel Intergo vernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, em inglês) Victor Moriyama/Greenpeace O Senado deve debater nesta sexta-feira (10), em sessão temática, os resultados do IPCC, sigla em inglês para Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas. O último relatório do painel, divulgado em… Ver artigo
Plenário terá sessão de debate na sexta (10) sobre os resultados do Painel Intergo
vernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, em inglês)
Victor Moriyama/Greenpeace
O Senado deve debater nesta sexta-feira (10), em sessão temática, os resultados do IPCC, sigla em inglês para Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas. O último relatório do painel, divulgado em agosto, foi classificado pelo secretário-geral das Nações Unidas (ONU), António Guterres, como “um código vermelho para a humanidade”. A sessão, que será virtual, está marcada para as 9h.
Estão confirmadas as participações da jovem ativista ambiental sueca Greta Thunberg e do químico David King, líder do Conselho Consultivo de Crise Climática e ex-assessor científico do governo do Reino Unido. Também devem participar o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Walmor Oliveira de Azevedo; o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande; a ativista ambiental indígena Samela Sateré Mawé; e Fiona Clouder, embaixadora da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2021 (a COP-26, que começa em 31 de outubro em Glasgow, na Escócia).
Foram convidados ainda representantes do IPCC, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e do Ministério do Meio Ambiente.
Documento conclusivo
O debate foi requerido pelo senador Jaques Wagner (PT-BA), presidente da Comissão de Meio Ambiente (CMA), e o requerimento foi subscrito por outros 15 senadores. Ao pedir a sessão temática, ele citou o relatório do IPCC, escrito por mais de 200 cientistas de diversos países, e afirmou que o documento é o mais abrangente e conclusivo já feito sobre a crise climática.
“De acordo com o relatório supracitado, do aquecimento de 1,09°C observado atualmente, 1,07°C deriva de ações humanas, como desmatamentos e a queima de combustíveis fósseis. O modo de vida do ser humano está afetando todo o planeta, com efeitos que já podem durar centenas de anos, mesmo que as emissões de gases de efeito estufa sejam reduzidas a zero no dia de amanhã”, diz o senador no requerimento.
Como participar
O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.