DIA DA AVE 3

EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS

2 de outubro de 2021

A Exposição de Motivos dos ministros ao Presidente da República cita a enquete feita pela Folha do Meio Ambiente

Silvestre Gorgulho

 

Esta é a íntegra da Exposição de Motivos ao Presidente Fernando Henrique Cardoso:

 

Excelentíssimo Senhor Presidente da República,

Temos a honra de submeter à elevada consideração de Vossa Excelência proposta de Decreto Visando alterar o Decreto nº 63.234, de setembro de 1968, que institui o “Dia da Ave Nacional”, com o objetivo de criar um centro de interesse definido para as comemorações dessa data e, para tal, designar o Sabiá (Turdus Rufiventris) como representativo da fauna ornitológica brasileira.

A sugestão que acolhemos foi encaminhada pela “Associação de Preservação da Vida Selvagem”, filiada à entidade internacional de proteção da fauna e da flora que teve como presidentes: Embaixador Assis Chateaubriand, Amador Aguiar, Omar Fontana e, atualmente Johan Dalgas Frisch.

Justifica-se a escolha do Sabiá, considerando sua presença em todo Território Nacional e por ser, dentre as aves, a mais inspiradora e, consequentemente, a mais aclamada e decantada pelo sentimento popular e cultural.

Além do mais, Senhor Presidente, em enquete promovida pelo jornal especializado “Folha do Meio Ambiente”, o Sabiá obteve 91,7% dos votos, confirmando, assim, o desejo popular de elegê-lo a “Ave Nacional do Brasil”.

Respeitosamente,

EUCLIDES GIROLAMO SCALCO
Ministro-Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República
PAULO RENATO DE SOUZA
Ministro de Estado da Educação
JOSÉ CARLOS CARVALHO
Ministro de Estado do Meio Ambiente

 

Exposição de Motivos ao Presidente da República:Além do mais, Senhor Presidente, em enquete promovida pelo jornal especializado “Folha do Meio Ambiente”, o Sabiá obteve 91,7% dos votos, confirmando, assim, o desejo popular de elegê-lo a “Ave Nacional do Brasil”.

 

A mobilização para fazer do sabiá laranjeira Ave Nacional começou em uma audiência no MEC. O engenheiro e ornitólogo Johan Dalgas Frisch sensibilizou o Ministério da Educação para a iniciativa. Na foto: Dalgas, Carlos Alberto de Xavier, Chefe Gabinete MEC, o jornalista Ciro Porto e o ministro Paulo Renato.

 

Johan Dalgas Frisch o Euclides Scalco, então ministro Chefe da Secretaria Geral da Presidência da República.