DIA DA AVE 1

FASCÍNIO DAS AVES

2 de outubro de 2021

A beleza e a importância dos pássaros para o Planeta

Silvestre Gorgulho

 

Todo 5 de outubro, para comemorar o Dia da Ave, muitas escolas e associações ecológicas promovem passeios a parques e florestas para observação de pássaros, uma das atividades que mais crescem no ecoturismo. Curtir o vôo de uma ave, apreciar seu canto e fotografar sua plumagem, mais do que o prazer que proporciona é se integrar ao meio ambiente, ajudando formar uma forte consciência ecológica.

 

A 40 km de Bonito-MS está o Buraco das Araras. É uma grande dolina com 126 metros de profundidade e incontáveis ninhos de araras-vermelhas. O espetáculo é tão deslumbrante que faz parte do turismo na região.

 

 

A AVIFAUNA BRASILEIRA

O crejoá (Cotinga maculata) é uma ave da família Cotingidae e é endêmica no Leste do Brasil, nas florestas costeiras e Mata Atlântica.

 

A avifauna brasileira é uma das mais ricas do mundo, abrigando mais de 200 espécies endêmicas, isto é, exclusivas dos nossos ecossistemas. Compara-se à avifauna da Colômbia e do Peru.

Muitas entidades, públicas e também da iniciativa privada, atuam na preservação de toda esta biodiversidade. Segundo a ONG Birdlife International, temos 122 espécies de aves ameaçadas de extinção no Brasil. Integrar a conservação das aves ao desenvolvimento sustentável das populações é um enorme desafio. O início deste trabalho pode estar no estímulo à curiosidade e ao carinho das crianças pela natureza, por meio da educação ambiental. Ano a ano, novas espécies de aves são descritas e admiradas. Hoje, conhecemos mais de 9 mil em todo o mundo. Elas constituem um dos grupos de animais de mais ampla distribuição geográfica, estando representadas em praticamente todos os ambientes.

 

Aves, as joias da natureza.