DIA DA AVE 5

JOHAN DALGAS FRISCH

2 de outubro de 2021

O SENHOR DOS PÁSSAROS

Silvestre Gorgulho

 

Quem foi o articulador que trabalhou para que o Sabiá Laranjeira fosse considerado a Ave Nacional? Foi justamente Johan Dalgas Frisch, hoje com 91 anos, um Engenheiro Civil Industrial Químico, escritor, empresário, ornitólogo e ambientalista. Presidente da APVS – Associação de Preservação da Vida Selvagem, Dalgas Frisch tem no seu currículo uma história de vida dedicada às águas, às aves, às florestas e aos índios. É chamado de Herói de dois mundos, da Dinamarca (terra de seus antepassados) e das Américas. Em 2003, Dalgas Frich recebeu o Prêmio Verde das Américas pelo seu trabalho sempre dedicado à natureza.

 

 

Johan Dalgas Frisch recebe o PRÊMIO VERDE DAS AMÉRICAS EM 2007.

 

 

O amor de Dalgas Frisch pela natureza, como presidente da APVS – Associação de Preservação da Vida Selvagem, não só conseguiu que a Reserva do Morumbi fosse tombada na década de 90, como impediu que a área fosse devastada por exploradores de madeira. (fotos: Silvestre Gorgulho)

 

VALE LEMBRAR A HISTÓRIA DE

UM EMPRESÁRIO AMBIENTALISTA

  • Sua indústria “Dalgas Ecotec” é pioneira na América Latina em construir estações de tratamento de esgoto industrial e doméstico. Exemplo: a estação de tratamento do Aeroporto Internacional de Guarulhos-SP, o maior do Brasil, tem estação de tratamento de efluentes projetada por Dalgas que possibilita a criação de peixes na última lagoa de maturação.
  • Dalgas Frisch pesquisou e salvou milhões de aves migratórias (andorinhas e falcões) que voam do Hemisfério Norte para o Hemisfério Sul para fugir do frio e em busca de alimentos;
  • Dalgas Frisch criou a APVS – Associação de Preservação da Vida Selvagem, uma das Organizações Não-Governamentais mais antigas do Brasil que luta para proteger a flora e fauna, rios, florestas e índios e povos ribeirinhos da Amazônia.
  • Dalgas Frisch foi o principal agente na criação do Parque Nacional do Tumucumaque, em 1968, mobilizando as maiores lideranças internacionais como: o Rei Leopoldo III da Bélgica; o General Charles Lindbergh, o ex-presidente dos Estados Unidos General Dwight Eisenhower e o vice-presidente Nelson Rockefeller; os presidentes Charles de Gaulle e François Mitterrand da França; o Príncipe Bernhard e rainha Juliana, da Holanda; a Rainha Elizabeth II e Príncipe Philip, da Inglaterra; e os brasileiros Amador Aguiar, Lázaro Brandão, os jornalistas Assis Chateaubriand e Rogério Marinho, o Comandante Omar Fontana e o então presidente Costa e Silva.
  • Dalgas Frisch foi o primeiro na América do Sul a gravar os cantos das aves da Amazônia. Descobriu e gravou a voz das formigas e escreveu oito livros sobre Aves, Meio Ambiente e educação ambiental.
  • Em 2007, Dalgas Frisch recebeu o PRÊMIO VERDE DAS AMÉRICAS pelo seu trabalho de preservação das florestas, das águas, da flora e da fauna do continente americano.

 

Johan Dalgas Frisch e o ex-presidente José Sarney, autor do prefácio de seu livro sobre as AVES BRASILEIRAS.