pandemia

Logística e sustentabilidade em tempos de pandemia

18 de outubro de 2021

Destaque para a Logística sustentável em tempos de pandemia

 

 

Os novos conceitos de logística sustentável, hoje em dia estão focados não só na capacidade de entrega eficiente, como numa prestação de serviços ambientalmente responsável. As grandes empresas pensam não só na logística reversa, como na gestão de estoques que traga muito menos desperdícios e torne o processo cada dia mais eficiente.

Com todos os desafios enfrentados no ano da pandemia, alguns setores se sobressaíram e seguem em projeção de crescimento, como é o caso do e-commerce. Segundo pesquisa realizada pela DHL, líder mundial em transporte expresso e logística, o segmento deve crescer 17% ao ano no Brasil até 2021, aumentando significativamente os processos de logística. Ao mesmo tempo, profissionais da área acreditam que os avanços tecnológicos são as principais tendências nas entregas, facilitando as operações e simplificando o mercado.

De acordo com dados da Pesquisa Anual de Serviços (PAS), publicada em agosto deste ano pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), da receita total de R$1,6 trilhão, o setor de ‘Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio’ representam a maior fatia, cerca de 30% do total. Em contrapartida, existem algumas questões relacionadas à sustentabilidade nas perspectivas para 2021, principalmente com relação à mobilidade. As empresas logísticas precisam rever seus impactos, repensar seus modelos de atuação, optar por meios viáveis aos envolvidos e escolher formas mais acessíveis e sustentáveis.

Sugestão de perguntas:

*O sistema de crescimento focado no conceito de sustentabilidade, teve uma alta de 40% em 2020, neste ano seguimos em pandemia. Qual a previsão do setor para 2021?

* Sendo uma empresa verde, preocupada não só com a otimização de suas entregas, mas com o impacto ambiental, quais foram as ações para se chegar neste patamar?

  • Quais mudanças podemos citar na estrutura de gestão dentro do mercado logístico? Que tipos de mudanças estão previstas?
  • Que tipo de soluções concretas de implementação de melhorias na logística( não somente tecnológicas, ou de algum novo equipamento de entrega) podemos esperar para este ano?

Sugestão de fonte – Antonio Wrobleski é presidente do Conselho de Administração da Pathfind. Engenheiro, com MBA na NYU (New York University), também faz parte do Conselho da BBM Logística e e sócio da Awro Logística e Participações.