Recicleiros

SIG e Recicleiros lançam Academia Recicleiros do Gestor Público

27 de outubro de 2021

A seletiva está aberta para mais 25 municípios brasileiros se integrarem ao programa Recicleiros Cidades; a meta é estar presente em 60 cidades até 2023

 

 

São Paulo, outubro de 2021 – SIG, empresa especializada em envase e embalagens cartonadas, e o Instituto Recicleiros acabam de anunciar o lançamento da Academia Recicleiros do Gestor Público, sistema de acesso remoto a conteúdos instrucionais que visam orientar gestores municipais para construção de ambiente propício ao desenvolvimento da coleta seletiva e reciclagem. A SIG é investidora semente do programa, que chega aos municípios com o objetivo de integrar os processos da coleta seletiva, reciclagem e logística reserva. Com esse lançamento, uma nova seletiva está aberta para mais 25 municípios brasileiros se integrarem ao Programa Recicleiros Cidades, que já conta com 15 cidades participantes. A meta é estar presente em 60 cidades até 2023.

Para Isabela de Marchi, Gerente de Sustentabilidade da SIG na América do Sul, “a SIG tem como objetivo se tornar uma empresa de impacto positivo, e por isso apoiamos programas como esse, que fomentam a reciclagem e a destinação correta de resíduos para que as matérias primas retornem à cadeia produtiva”.

Com o objetivo de compartilhar com o maior número de gestores municipais o conhecimento gerado pela atuação da Recicleiros em municípios brasileiros e buscando integrar ao programa cidades que ofereçam as condições para implantação, a Academia Recicleiros do Gestor Público disponibilizará de maneira aberta e acessível a todos os interessados uma trilha de conhecimento. Os municípios interessados em concorrer ao programa deverão se cadastrar no sistema da Academia e, ao cumprirem os requisitos, podem se credenciar a uma das vagas disponíveis. A Academia está estruturada em três módulos sequenciais, para fazer da jornada dos gestores interessados algo prático, rápido e efetivo no apoio ao desenvolvimento dos requisitos. Todo o conteúdo será disponibilizado gratuitamente para todos os municípios interessados.

Segundo Claudia Cavalcante, Gerente de Marketing da Recicleiros, “os três módulos propostos para a trilha do conhecimento se propõem a conduzir o entendimento sobre a importância estratégica de elementos como a Lei Municipal de Coleta Seletiva, o dimensionamento adequado do sistema de coleta para parametrização e dotação orçamentária, formas de contratação com parceiros e prestadores de serviços, coleta seletiva inteligente e ações de comunicação para mobilização da população”.

Programa Recicleiros Cidades

Realizado pelo Instituto Recicleiros desde 2017, até então sob o nome de Programa Cidade+Recicleiros, o programa oferece às prefeituras a oportunidade de implementar a coleta seletiva por meio do fortalecimento da política pública e do estabelecimento de uma parceria que traz para o município investimentos, suporte técnico e conexões importantes para que a reciclagem como meio para inclusão socioprodutiva e preservação ambiental aconteça de maneira sustentável. O programa implanta nas cidades um novo conceito de centrais de reciclagem. Com equipamentos modernos, assessoria técnica qualificada e gestão, são criadas oportunidades de trabalho e renda e qualificação profissional para pessoas em estágio de vulnerabilidade social e econômica. Nestes espaços, os catadores são integrados à Academia Recicleiros do Catador, onde terão acesso a conteúdos e dinâmicas formativas em diversos âmbitos da formação socioprofissional e que visam à certificação, tanto individual como coletiva da cooperativa como forma de empoderar esses grupos e seus indivíduos. Ele se consolida nas cidades brasileiras como um sistema socioambiental inspirador e bem sucedido de gestão de resíduos sólidos, que cria soluções para reduzir o impacto ambiental do lixo, oportunidade de trabalho digno e renda, e promove a economia circular.

O Programa Recicleiros Cidades está presente em 16 municípios de 13 estados, nas cinco regiões brasileiras. A meta é estar presente em 60 cidades brasileiras até 2023, abrangendo todos os 26 estados do país. Atendendo cerca de 3 milhões de pessoas e gerando uma capacidade de processamento de 10 mil toneladas de material reciclado por mês. Atualmente, mais de 400 empresas investem no programa.

Ainda segundo Isabela, a parceria com o Programa Recicleiros Cidades está alinhada aos objetivos da estratégia global de sustentabilidade da companhia, Way Beyond Good. “Ao investirmos em um programa sério e comprometido como esse, temos a certeza de que a cadeia de resíduos está sendo respeitada, porque cumpre as determinações legais da política nacional de resíduos sólidos, oferece trabalho digno, com perspectivas para os catadores e cria um ambiente mais sustentável, com mais qualidade de vida para os seus moradores”.

A seletiva para o Programa Recicleiros Cidades já está sua terceira edição e com o lançamento da Academia Recicleiros do Gestor Público, esse ano contará também com uma etapa qualificatória totalmente inovadora. No dia 25/10, acontecerá um webinar para apresentar a Academia aos prefeitos e gestores públicos municipais em geral, interessados em participar do Recicleiros Cidades.

SOBRE RECICLEIROS – Somos Recicleiros. Uma organização da sociedade civil (OSC), qualificada como OSCIP e reconhecida como entidade ambientalista. Atuamos como agente integrador entre prefeituras, empresas e catadores, atendendo à Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010) e ao Marco Legal do Saneamento Básico (Lei 14.026/2020).

Auxiliamos prefeituras para que elaborem suas políticas públicas de coleta seletiva e reciclagem, e atuamos colaborativamente na implantação e gestão desta política. Incubamos grupos de catadores de material reciclável (operação, administração e gestão) visando capacitá-los para que se qualifiquem como empreendedores coletivos organizados em cooperativas e conquistem a emancipação sustentável de seus empreendimentos. Traçamos o melhor caminho para o setor empresarial ter acesso regular e em escala a materiais recicláveis pós-consumo com garantia de origem e rastreabilidade, e também aos resultados de logística reversa a eles associados, fazendo parte de um ecossistema inclusivo e promotor da mobilidade social.

Neste fazer diferente, Recicleiros está alinhado às estratégias da política global da Agenda 2030, para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Sobre a SIG – A SIG é líder no fornecimento de sistemas e soluções para embalagens cartonadas assépticas. Trabalhamos em parceria com nossos clientes para levar produtos alimentícios e bebidas aos consumidores de todo o mundo de uma forma segura, sustentável e acessível. Nossa tecnologia exclusiva e excelente capacidade de inovação nos permite oferecer a nossos clientes soluções ponta a ponta para produtos diferenciados, fábricas mais inteligentes e embalagens conectadas, tudo para atender às necessidades em constante mudança dos consumidores. A sustentabilidade é parte integrante de nosso negócio e estamos indo muito além do Bem para criar um sistema líquido positivo de embalagem de alimentos. Fundada em 1853, a SIG está sediada em Neuhausen, Suíça. As habilidades e experiência de nossos aproximadamente 5.500 funcionários em todo o mundo nos permitem responder rápida e efetivamente às necessidades de nossos clientes em mais de 60 países. Em 2019, a SIG produziu 38 bilhões de embalagens cartonadas e gerou uma receita de 1,8 bilhões de euros. A SIG tem uma classificação AA ESG pela MSCI, uma classificação 18,8 (baixo risco) pela Sustainalytics e uma classificação Platinum CSR pela EcoVadisSaiba mais em http://www.sig.biz/.