O MUNDO AMAZÔNICO E AS FLORESTAS DO PLANETA TERRA.
3 de novembro de 2021Já que vamos visitar o coração da Amazônia, vale uma reflexão.
A Amazônia é um mundo. O histórico florestal do Planeta Terra é algo incrível. O cientista e pesquisador Evaristo Miranda, diretor da Embrapa Territorial, fez as contas baseadas em estudos científicos da NASA e em várias universidades espalhadas pelo mundo.
Há 8 mil anos, o Brasil possuía 9,8% das florestas mundiais. Hoje, o País detém 28,3%. Dos 64 milhões de km2 de florestas existentes antes da expansão demográfica e tecnológica dos humanos, restam menos de 15,5 milhões, cerca de 24%. Mais de 75% das florestas primárias já desapareceram.
Com exceção de parte das Américas, todos os continentes desmataram, e muito, segundo estudo da Embrapa Monitoramento por Satélite sobre a evolução das florestas mundiais.
A Europa, sem a Rússia, detinha mais de 7% das florestas do planeta e hoje tem apenas 0,1%.
A África possuía quase 11% e agora tem 3,4%.
A Ásia já deteve quase um quarto das florestas mundiais, 23,6%, agora possui 5,5% e segue desmatando.
No sentido inverso, a América do Sul, que detinha 18,2% das florestas, agora detém 41,4%, e o grande responsável por esses remanescentes, cuja representatividade cresce ano a ano, é o Brasil.
Se o desflorestamento mundial prosseguir no ritmo atual, o Brasil – por ser o que menos desmatou – deverá deter, em breve, quase metade das florestas primárias do planeta.
PARADOXO EM RELAÇÃO AO BRASIL
O paradoxo é que, ao invés de ser reconhecido pelo seu histórico de manutenção da cobertura florestal, o País é severamente criticado pelos campeões do desmatamento e alijado da própria memória.
Impressionante a má vontade que os países ricos e as ditas lideranças mundiais têm pelo Brasil.
AMAZÔNIA LEGAL
A Amazônia Legal é uma área de 5.217.423 km², que corresponde a 61% do território brasileiro. Nove países estão na Amazônia: Brasil, Peru, Colômbia. Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname e Guiana Francesa. Em território brasileiro está 60,3 da Amazônia. O segundo país que mais detêm área na Amazônia é a Colômbia: apenas 6,95%. Você sabia que a maior fronteira que a França compartilha é com o Brasil?
São 730 Km de fronteira através de seu território na Guiana Francesa com o Amapá, enquanto que na Europa são 652 Km de fronteira com a Bélgica.
O DISFARCE DAS PESQUISAS – Está cheio de gringo na nossa Amazônia disfarçado de missionário, cientista, estudioso de universidades e ONG’s realizando “estudos e pesquisas”.
O Brasil está conectado à Europa através de uma ponte de 378 metros que liga os dois países, aonde os franceses cruzam cheios de privilégios e acesso livre enquanto os brasileiros precisam de autorização, visto, passaporte e ainda pagam uma taxa para chegar na França sul-americana.
Estão de olho nas “girafas e elefantes” da floresta. Ouro, petróleo e pedras preciosas mudaram de nome.