artesanato

Homenagem as artesanais capixabas

12 de dezembro de 2021

  Produção de panelas de barro em Goiabeiras, bairro de Vitória Marcio Vianna/Iphan   O trabalho das mulheres que fabricam artesanalmente as famosas panelas de barro do Espírito Santo será homenageado nesta segunda-feira (13), em sessão especial remota do Plenário do Senado Federal, às 14h. O requerimento para a homenagem foi do senador Fabiano Contarato… Ver artigo

Agência Senado

 

Fabricação artesanal de panelas de barro  produzidas no bairro de Goiabeiras Velha, em Vitória, no Espírito Santo, emprega técnicas tradicionais e matérias-primas provenientes do meio natural. A atividade, eminentemente feminina, é tradicionalmente repassada pelas artesãs paneleiras,  às suas filhas, netas, sobrinhas e vizinhas, no convívio doméstico e comunitário foi egistrado pelo Iphan como Patrimônio Imaterial no Livro de Registro dos Saberes, em 2002  Foto: Marcio Vianna/Iphan

Produção de panelas de barro em Goiabeiras, bairro de Vitória
Marcio Vianna/Iphan

 

O trabalho das mulheres que fabricam artesanalmente as famosas panelas de barro do Espírito Santo será homenageado nesta segunda-feira (13), em sessão especial remota do Plenário do Senado Federal, às 14h. O requerimento para a homenagem foi do senador Fabiano Contarato (Rede-ES).

O ofício das paneleiras de Goiabeiras, bairro da capital Vitória, foi o primeiro bem cultural brasileiro registrado como patrimônio imaterial no Livro de Registro dos Saberes do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Desde então, só aumentou a fama da qualidade das panelas de barro capixabas, usadas no preparo da tradicional moqueca, explica o senador Contarato no requerimento da sessão.

Também subscreveram o requerimento os senadores Paulo Paim (PT-RS), Flávio Arns (Podemos-PR), Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Wellington Fagundes (PL-MT), Roberto Rocha (PSDB-MA) e Daniella Ribeiro (PP-PB).

Fonte: Agência Senado