FOLHA DO MEIO

HÁ 33 ANOS

1 de janeiro de 2022

1989 – 2022

AMAZÔNIA: CIÊNCIA A FAVOR

Cientistas brasileiros e seus colegas da ‘American Association for Advancement of Science’ estão avaliando a possibilidade de se realizar um simpósio sobre a Amazônia, nos Estados Unidos. Quem informa é José Israel Vargas, ex-secretário de Tecnologia Industrial do Ministério do Desenvolvimento Industrial e membro de um comitê assessor da Unesco para questões de energia. Segundo Vargas, a ideia é reunir, em Miami, pesquisadores de várias nacionalidades, com comprovada experiência em pesquisa na Amazônia. Entre eles estariam os brasileiros Paulo de Tarso Alvim e Paulo Vanzolini (USP), além dos americanos Stephen Butler, da John Hopkins University, (que têm décadas de estudos na Amazônia), a antropóloga Anne Roosevelt (Museu Emílio Goeldi) e Archibald Haller (University of Wisconsin). O objetivo é a fusão de todas as experiências: “Só começaremos a discutir a Amazônia seriamente, quando reunirmos todo o conhecimento já existente sobre a região. E isto envolve a Embrapa, o INPA, o Projeto Radam, a Eletrobrás e as universidades”.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM JERICOACOARA-CE

 Um projeto de educação ambiental será desenvolvido na Área de Proteção Ambiental de Jericoacoara, no Ceará, procurando conscientizar os visitantes e a população local, sobre a importância e a necessidade de se conservar e preservar o meio ambiente. A beleza do local tem incrementado o fluxo turístico, com o consequente desenvolvimento de atividades econômicas. O impacto é inevitável.

MINÉRIO da VALE

A Vale do Rio Doce atua, sobretudo, na área de extração de minérios: ferro, cobre, ouro, bauxita, titânio e manganês. Sendo essa atividade agressiva ao meio ambiente, a CVRD resolveu adotar uma política intensiva e rigorosa de proteção ambiental. No passado, inexistia qualquer forma de controle ambiental. Em decorrência dessa omissão, deu-se uma rápida exaustão de bens naturais, com as consequências conhecidas. A moderna tecnologia, porém, permite uma política equilibrada de gerenciamento de recursos naturais, sem exaurir as fontes a um nível insuportável e irreversível.

 

HÀ 33 ANOS

FOLHA DO MEIO

1989 – 2022