Ministro do Turismo e presidente do ICMBio anunciam estudo para colocar telas e evitar ataques de tubarão em Noronha
25 de fevereiro de 2022Gilson Machado Neto e Marcos Castro Simanovic estiveram na Praia do Sueste, nesta quinta (24), com o engenheiro de pesca Léo Veras. No local, menina de 8 anos foi atacada e teve uma perna amputada.
Léo Veras esteve no Sueste com Gilson Neto e Marcos Simanovic — Foto: Ana Clara Marinho/TV Globo
O governo federal anunciou um estudo para implantação de telas de contenção para tentar evitar ataques de tubarão em Fernando de Noronha. A informação foi divulgada, nesta quinta (24), pelo Ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, e pelo presidente do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio), Marcos Castro Simanovic.
Os representantes do governo estiveram na praia do Sueste. No local, uma menina de 8 anos foi atacada por um tubarão, no dia 28 de janeiro. Segundo o Hospital Português, que atendeu a garota no Recife, a menina chamada Nicole teve a perna amputada.
Machado Neto e Simanovic fizeram a visita ao Sueste acompanhados pelo engenheiro de pesca Léo Veras, pesquisador de tubarões em Noronha.
O estudioso defende a implantação da tela. “É uma medida defensiva para proporcionar segurança para as pessoas. É uma tecnologia com mais de 50 anos de uso e tem baixo impacto ambiental. O equipamento não interfere no sistema ecológico do ambiente”, afirmou Léo Veras.
O engenheiro de pesca considera que esse equipamento é adequado para a Praia do Sueste e tem baixo curso de manutenção. As telas são utilizadas em locais como a Austrália, onde também ocorrem acidentes com tubarões.
Veras deu informações para a implantação da tela — Foto: Ana Clara Marinho/TV Globo
Os empresários que trabalham com turismo de Fernando de Noronha alegam que o ataque ocorrido na ilha abalou o setor. O ministro Gilson Neto afirmou que as telas vão ser implantadas.
“Essas telas são como um curral ao contrário. Elas vão dar segurança ao banhista. Nesta praia, mais de 30 pessoas vivem da condução náutica dos turistas. Vamos viabilizar o emprego e sem degradar o meio ambiente”, disse o ministro.
O presidente do ICMBio declarou que todas as técnicas existentes de seguranças estão em estudo. “Logo que tenhamos a conclusão das pesquisas, vamos implantar a solução indicada como a melhor opção”, falou Marcos Simanovic.
Internet
A comitiva federal visitou Fernando de Noronha para realizar a inauguração de 14 antenas de internet banda larga, disponibilizadas para uso gratuito de moradores e turistas.
A solenidade também contou a presença do secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Artur Coimbra. Na cerimônia foram entregues 25 notebooks e cinco computadores de mesa para uso das associações da ilha.
O ministro Gilson Neto assinou, ainda, o contrato para elaboração do projeto de uma rampa e um estaleiro para manutenção das embarcações no Porto de Santo Antônio.