RIOS +LIMPOS

Às vésperas do Dia Mundial da Água, MMA organiza mutirão de limpeza e retira 300kg de resíduos no Lago de Palmas (TO)

22 de março de 2022

A ação, realizada no último sábado (19), contou com a participação de 116 voluntários

mma

 

FOTO SITE RIOS MAIS LIMPOS_PALMAS.jpg

Foto: Zack/MMA

 

 

Osexto mutirão do Programa Rios +Limpos foi realizado no último sábado (19) no Lago de Palmas, localizado na capital do Estado do Tocantins. Ao todo, 116 voluntários participaram da iniciativa organizada pelo Ministério do Meio Ambiente, por meio da Secretaria de Qualidade Ambiental. A ação ocorreu a partir da Praia da Graciosa e resultou na coleta de cerca de 300 quilos de resíduos, que foram corretamente destinados: os recicláveis foram para a Associação de Catadores COOPERAM e os não-recicláveis, para o aterro sanitário de Palmas. Mergulhadores do Corpo de Bombeiros também participaram do mutirão e retiraram resíduos que estavam no fundo do lago.

A iniciativa faz parte das diversas ações do Governo Federal para o Dia Mundial da Água, que é celebrado no dia 22 de março. Os mutirões de limpeza são importantes atividades, pois ao mesmo tempo que possibilitam a recuperação do meio ambiente, promovem a melhoria da qualidade das águas e desenvolvem a cidadania ambiental, enfatizando a importância da prevenção da poluição e da necessidade do descarte adequado do lixo.

A ação foi desenvolvida em conjunto com o Governo do Estado de Tocantins por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e do Corpo de Bombeiros; da Prefeitura Municipal de Palmas, por meio da Fundação de Meio Ambiente; do Exército Brasileiro e da Marinha do Brasil e contou com o apoio da Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA).

O programa Rios +Limpos tem como objetivos: fomentar ações que promovam a despoluição dos rios e a melhoria da qualidade das águas; incentivar a realização de ações de limpeza e coleta de lixo em rios, lagos, lagoas e praias fluviais; promover ações para fomentar a implementação de sistemas de tratamento descentralizado de efluentes em áreas não atendidas pelos sistemas tradicionais; fomentar ações que visem ao reuso de efluentes no país; e disponibilizar dados e informações sobre a qualidade das águas e efluentes, promovendo a melhoria contínua da gestão.

Lançado há seis meses, o programa Rios +Limpos já mobilizou 775 voluntários, percorreu 141 quilômetros os rios Cuiabá, Araguaia, Tocantins, Paraíba e Pacaás Novos, e coletou de mais de 18 toneladas de resíduos.

A iniciativa é um eixo da Agenda de Qualidade Urbana, coordenado pela Secretaria de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente.

Clique aqui e saiba mais sobre a Agenda Ambiental Urbana

ASCOM MMA

Meio Ambiente e Clima