Materiais didáticos gratuitos ensinam como ter uma alimentação sustentável
1 de março de 2022Plataforma educacional do Movimento Circular tem conteúdos para estudantes e professores dos ensinos Fundamental e Médio e qualquer pessoa interessada no tema
De acordo com pesquisa da ONU, a cada cinco segundos, o planeta perde uma quantidade de solo equivalente a um campo de futebol. Se houver o mesmo ritmo de degradação nos próximos anos, a estimativa é de que 90% das terras estejam prejudicadas até 2050. Para que a alimentação da população mundial esteja garantida no futuro, é necessário adotar medidas urgentes para preservar a fertilidade dos solos e o equilíbrio dos ecossistemas.
A boa notícia é que todas as pessoas podem colaborar para minimizar esses danos ao meio ambiente, através do consumo sustentável. Em se tratando de itens alimentícios, que são adquiridos por todos os consumidores de qualquer poder aquisitivo, mudar essa relação de consumo é ainda mais importante. De acordo com a economia circular, as embalagens desses produtos podem ser reintegradas à cadeia de produção, e os resíduos orgânicos podem voltar ao solo como nutrientes, o que minimiza o uso de matérias primas e a erosão de terras. “Embalagens adequadas aumentam vida do produto fresco e minimiza perdas. este tema é super importante, vinculado a segurança alimentar, inclusive. as embalagens têm uma função social, em diversas dimensões”, explica Vinicius Saraceni, coordenador do Movimento Circular,
Aprender a consumir, economizar e reutilizar insumos de maneira correta é possível em qualquer idade e nível educacional, e faz uma grande diferença para o planeta. Para ajudar as pessoas nesse objetivo, o Movimento Circular inclui, em sua plataforma educacional, conteúdos específicos para uma alimentação sustentável. Há materiais didáticos gratuitos para qualquer adulto interessado, além de textos e atividades interativas que professores podem aplicar para alunos dos ensinos Fundamental e Médio.
“Estou absolutamente convencido de que todos nós temos um papel na construção de um mundo mais inclusivo, cheio de abundância e de oportunidades. Dessa forma, criamos uma série de materiais para vocês, estudantes, professores, empresas e instituições, com ideias e práticas para entender a economia circular”, explica o professor Edson Grandisoli, coordenador pedagógico do Movimento Circular.
Os professores não precisam mudar o planejamento anual para aplicarem os materiais, pois os mesmos se aplicam aos conteúdos da grade curricular. “As atividades dessa página dialogam diretamente com o ensino de Competências e Habilidades previstas na nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e dialogam também com os objetivos de desenvolvimento sustentável”, afirma Edson.
Para acessar os materiais didáticos gratuitos, acesse a plataforma educacional do Movimento Circular.
Sobre o Movimento Circular
Criado em 2020, em meio à crise causada pela pandemia de Covid-19, o Movimento Circular é um ecossistema colaborativo que se empenha em incentivar a transição da economia linear para a circular. A ideia de que todo recurso pode ser reaproveitado e transformado é o mote da economia circular, conceito-base do movimento. O Movimento Circular é uma iniciativa aberta que promove espaços colaborativos com a missão de chegar a mais pessoas e lugares. O movimento tem o objetivo de informar as pessoas e instituições de que um futuro sem lixo é possível a partir da educação e cultura, da adoção de novos comportamentos e do desenvolvimento de novos processos, produtos e atitudes.