AGENDA AMBIENTAL

Ministério do Meio Ambiente realiza mais mutirões de limpeza em rios e praias no nordeste do País

1 de abril de 2022

Só em 2022, sete mutirões já foram realizados com a participação de mais de 340 voluntários, que retiraram três toneladas de lixo de praias e rios em seis estados do país

mma

 

IMG_9676.jpg

Foto: Alan/Prefeitura de João Pessoa (PB)

 

As praias de São José da Coroa Grande e Cabo de Santo Agostinho, no litoral sul do Estado de Pernambuco, receberam mais um mutirão de limpeza do programa de Combate ao Lixo no Mar, do Ministério do Meio Ambiente. Mais de 50 voluntários trabalharam na coleta de 200 quilos de lixo das praias. O material reciclável foi destinado a associações de catadores da região e o restante descartado corretamente em aterros sanitários.

Já o programa Rios +Limpos, do MMA, realizou a primeira ação de 2022, nos rios Paraíba e Sanhaúa. O mutirão aconteceu em João Pessoa, Paraíba, na Comunidade do Porto do Capim, onde vivem 500 famílias. A ação contou com a participação de 106 voluntários que, divididos em grupos, realizaram a limpeza na água, em embarcações, e em terra, às margens dos rios. Foram retiradas 2,5 toneladas de lixo, com grande quantidade de eletroeletrônicos e plásticos. Ainda no local, uma triagem do material coletado foi realizada por integrantes de associação de catadores da região e o restante destinado ao aterro sanitário.

Em 2022, o Ministério do Meio Ambiente já realizou sete mutirões de limpeza nos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Tocantins, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Ao todo, 346 voluntários participaram das ações e retiraram três toneladas de lixo de praias, manguezais e rios. O secretário de Qualidade Ambiental do MMA, André França, reforça que os mutirões de limpeza são importantes atividades, pois ao mesmo tempo que possibilitam a recuperação do meio ambiente, promovem a melhoria da qualidade das águas e desenvolvem a cidadania ambiental, despertando a importância da prevenção e da necessidade do descarte adequado do lixo. “É importantíssimo que a comunidade local se envolva porque esse é o ponta pé inicial. A conservação e a melhoria da qualidade desses ambientes dependem muito do envolvimento dessas pessoas com o apoio do poder público, da sociedade civil e do setor empresarial”, pontuou André França.

Além da retirada dos resíduos, as ações de limpeza geram informações para avaliar os tipos de material encontrados e identificar as possíveis fontes e origens, de forma a orientar políticas públicas, em especial para a adequada destinação dos resíduos sólidos nas cidades. Os dados gerados nos mutirões são disponibilizados no Painel de Resultados de Mutirões de Limpeza do MMA.

Combate ao Lixo no Mar

O Plano de Combate ao Lixo no Mar, inédito no País, foi lançado pelo MMA em março de 2019 e contempla ações que vão desde a gestão de resíduos sólidos até ações de limpeza de praias, rios e mangues, com gestão dos resultados para melhoria contínua, com o objetivo de aprimorar a qualidade ambiental nas cidades e, consequentemente, proporcionar uma melhor qualidade de vida para as pessoas. Até agora 425 mutirões foram realizados em mais de 170 cidades brasileiras de 25 estados e do Distrito Federal. 34 mil voluntários já participaram do programa recolhendo 279 toneladas de lixo de praias, rios, lagoas e manguezais.

Rios +Limpos

Após o mutirão na Paraíba, outras ações do programa estão previstas para 2022, especialmente nas regiões norte e nordeste do Brasil. Lançado em setembro de 2021, o programa Rios +Limpos já realizou mutirões nos estados do Mato Grosso, Goiás, Rondônia e Pará, com a mobilização de 700 voluntários. Foram coletadas mais de 15 toneladas de resíduos dos rios Cuiabá, Araguaia, Pacaás Novos e Tapajós. Só no Pantanal foram recolhidas duas toneladas de lixo dos rios, numa ação que durou três dias e envolveu 500 famílias.

>> Saiba mais sobre a Agenda Ambiental Urbana

ASCOM MMA