Fernando de Noronha

Acesso à Praia do Sancho é interditado para análise de segurança por equipe de geólogos em Fernando de Noronha

25 de maio de 2022

Instituto Chico Mendes da Biodiversidade bloqueou o acesso pela escadaria nesta terça-feira (24) e na quarta-feira (25).

Por Ana Clara Marinho, g1 PE

 

Praia do Sancho faz parte do Parque Nacional Marinho  — Foto: Ana Clara Marinho/TV Globo

Praia do Sancho faz parte do Parque Nacional Marinho — Foto: Ana Clara Marinho/TV Globo

A Praia do Sancho, que faz parte do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, fica com o acesso pela escadaria interditado nesta terça (24) e na quarta (25). O Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio) informou que uma equipe de geólogos faz uma análise de segurança na praia eleita cinco vezes a melhor do mundo em votação do site especializado em viagens Trip Advisor.

“Nós trouxemos uma equipe com quatro geólogos de referência para indicar melhorias e já estamos executando algumas. Infelizmente, são ações que interrompem o uso de determinados trechos. Mesmo assim, montamos estratégias para reduzir, ao máximo, os inconvenientes aos visitantes”, declarou a chefe do ICMBio , Carla Guaitanele.

 

Acesso pela escadaria foi interditado  — Foto: Ana Clara Marinho/TV Globo

Acesso pela escadaria foi interditado — Foto: Ana Clara Marinho/TV Globo

 

Em janeiro deste ano, ocorreu o desabamento de um paredão no lago de Furnas, em Capitólio (MG), que deixou dez mortos. Na época do acidente, o Blog Viver Noronha consultou a geóloga Ingrid Ferreira Lina, da Universidade de Tóquio, que alertou para riscos de acidente no Sancho.

As falésias do local estavam sem análise geológica há 12 anos. Esse tipo de estudo, segundo especialistas, deveria ser feito anualmente. Os paredões têm cerca de 60 metros de altura e aproximadamente 855 metros de comprimento.

Interdição

 

Nesta terça-feira (24), o acesso para o Sancho foi exclusivo pelo mar   — Foto: Ana Clara Marinho/TV Globo

Nesta terça-feira (24), o acesso para o Sancho foi exclusivo pelo mar — Foto: Ana Clara Marinho/TV Globo

 

Nesta terça-feira (24), os turistas tiveram a alternativa de acesso ao Sancho por barco. Na quarta-feira (25), a visitação por embarcações pode ser feita apenas até às 14h. A partir desse horário, a praia também fica fechada para as pessoas que fazem o passeio pelo mar.

Os condutores de visitantes credenciados para o trabalho no Parque Nacional Marinho foram responsáveis pela comunicação da interdição aos turistas. A visitação dos mirantes continua aberta nos dois dias.

“A gente explica que o ICMBio deu início ao estudo geológico porque existem muitas pedras soltas, rochas rachadas. O estudo é necessário para não acontecer acidentes”, afirmou o condutor de visitantes Samuel Charamba.

 

Turistas tiveram que ver a praia do mirante  — Foto: Ana Clara Marinho/TV Globo

Turistas tiveram que ver a praia do mirante — Foto: Ana Clara Marinho/TV Globo

Alguns turistas disseram que vão tentar fazer a visita outro dia. “Eu não sabia que a praia estaria fechada. Não fiquei frustrada porque vou ficar na ilha mais tempo. Eu vou tentar outro dia e vou conseguir”, disse a comerciante Luciana Fernandes.

O engenheiro agrônomo Cristiano Buchling afirmou que a interdição deveria ter sido divulgada com antecedência.

“É uma das praias mais bonitas do mundo e eu fico um pouco frustrado em não fazer essa visita, me sinto prejudicado. Acho que a informação deveria estar disponível na internet para a gente se organizar”, disse o turista.
A psicóloga Natália Teixeira visita Noronha pela primeira vez e está ansiosa para visitar a Praia do Sancho, mas não conseguiu fazer isso nesta terça-feira (24).

“Estou arrasada, esperei muito para isso. Vou tentar vir na quinta-feira (26), quando a área vai estar liberada. Não dá para vir a Noronha e não aproveitar o Sancho”, contou.