ESTOCOLMO 1972: O DIVISOR DE ÁGUAS
2 de maio de 2022Hoje, 150 países participam das comemorações sobre Meio Ambiente graças à atuação do Pnuma.
Há 50 anos, o mundo despertou para as questões da sustentabilidade quando, de 5 a 16 de junho de 1972, foi realizada a primeira Conferência Mundial do Meio Ambiente promovida pela ONU, justamente em Estocolmo. Antes e Depois de Estocolmo. Antes e Depois da primeira Conferência das Nações Unidas paras o Meio Ambiente realizada em junho de 1972, na capital da Suécia. Além de criar o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), outro resultado notório da Conferência de Estocolmo a tomada da consciência ambiental da ONU e do mundo. Em 1974, dois anos depois da Conferência de Estocolmo, foi criado o Dia Mundial do Meio Ambiente que é o principal meio das Nações Unidas para sensibilizar pessoas e promover a ação mundial em prol do meio ambiente.
O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, tornou-se também uma plataforma vital para estimular progressos nas dimensões ambientais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Sob a liderança PNUMA, mais de 150 países participam da comemoração a cada ano. Grandes corporações, ONGs, comunidades, governos e celebridades de todo o mundo adotam esse marco para defender causas ambientais.
PNUMA 50
O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente é o maior porta-voz mundial para questões ambientais. O Programa lidera e incentiva parcerias com foco no cuidado com o meio ambiente, inspirando, informando e capacitando nações e povos a melhorarem sua a qualidade de vida sem comprometer a das gerações futuras.
A criação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) foi um dos resultados mais notórios da Conferência de Estocolmo, que teve diversas iniciativas pioneiras.
A Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, reunida em Estocolmo, posicionou as Nações Unidas com atenção especial à necessidade de um critério e de princípios comuns que ofereçam aos povos do mundo inspiração e guia para preservar e melhorar o meio ambiente humano. A conferência fez uma proclamação universal: “o Homem é ao mesmo tempo obra e construtor do meio ambiente que o cerca, o qual lhe dá sustento material e lhe oferece oportunidade para desenvolver-se intelectual, moral, social e espiritualmente”.
Vista do interior do Parlamento Sueco (Sveriges Riksdag) onde foram realizadas diversas das reuniões da Conferência de 1972.