MARIANNE PERETTI

MARIANNE PERETTI, ADEUS.

2 de maio de 2022

ELA SE JUNTA AGORA A TODOS OS OUTROS ARTISTAS CONSTRUTORES DE BRASÍLIA.

Silvestre Gorgulho

 

Foram 94 anos bem vividos, completados dia 13 de dezembro 2021. Marie Anne Antoinette Hélène Peretti nasceu brasileira, em Paris, ou francesa, em Pernambuco, terra de seu pai. Brasileiríssima por opção e devoção. Foi inclusive registrada em Paris, mas num consulado brasileiro.
A única artista que participou da equipe de Oscar Niemeyer na construção de Brasília. MARIANNE PERETTI, viveu seus últimos anos no Recife.
Gosto e admiro muito a artista plástica Marianne Peretti . Tenho cartas que ela me escreveu. No governo José Aparecido fizemos um livro sobre os ARTISTAS CONSTRUTORES DE BRASÍLIA. É a única mulher que está no livro.
Seus vitrais, seus desenhos, seus mobiliários e luminárias, enfim, sua arte me encanta. Em Brasília, Marianne tem vitrais (que eu me lembre agora) na Catedral, no Panteão, no Palácio Jaburu, no STJ, na Câmara dos Deputados, Senado e no Memorial JK.
Marianne Peretti um dia leu numa revista como foi a inauguração do Palácio Mondadori, em Milão. Se apaixonou pelo projeto. Pegou um avião em Paris e foi visitar a grande editora italiana. Não se conteve com a beleza do projeto. Pegou imediatamente outro avião de Paris para o Rio de Janeiro para conhecer pessoalmente o autor do projeto: Oscar Niemeyer. Se apresentou a ele, disse de seu encantamento com o projeto da Mondadori e pediu para fazer uma parceria com o arquiteto. Niemeyer a mandou para Brasília e pediu que ela desenvolvesse alguns vitrais. Começou com o Palácio do Jaburu. Depois vários outros e outros e outros até chegar à sua obra prima que é o céu da Catedral de Brasília.
Marianne Perreti sempre soube bem da arte que viveu e encantou o mundo. Algumas lembranças da própria Marianne Peretti:
# Sobre vitrais, Marianne lembra que só os vidraceiros podiam entrar a cavalo nas Igrejas para poderem fazer e avaliar os trabalhos mais de perto.
# O trabalho com vitrais surgiu, por acaso, na Pérsia.
# Os vitrais surgiram nos templos medievais por dois motivos: levar luz para o interior das igrejas e para ensinar. Tipo assim: compunham de forma ilustrada trechos da Bíblia. Verdadeiras histórias em quadrinho.
# Antes da revolução industrial, os vitrais eram artesanais e os trabalhos dos vidraceiros eram demorados. Concluídos, às vezes, por duas gerações.
FOTOS
1) ) Marianne Peretti por Deborah Ghelman
2 e 3 ) Duas cartas essenciais: uma de Lucio Costa e outra de Oscar Niemeyer.
4) Marianne Peretti, Athos Bulcão, Alfredo Cescchiati, Oscar Niemeyer, presidente Jose Sarney e Burle Marx, no Palácio da Alvorada.
5 e 6) Carta e cartão que recebi da Marianne Peretti de Paris.
7) Marianne Peretti e Salvador Dali.
😎 Primeiro livro de arte que fizemos sobre Brasília (governo José Aparecido de Oliveira 1987) editado pela Alumbramento de Leonel Kaz. Capa do livro: Marianne Peretti é a única mulher a participar.