PROTEÇÃO E PRESERVAÇÃO

PARQUE DA SERRA DA CAPIVARA

2 de maio de 2022

Serra da Capivara ganha caminhão 4×4 para combate aos incêndios florestais

Da Redação

 

A novidade faz parte das entregas de 15 veículos que começaram ainda em 2021. As entregas de 2022, do governo federal, para as Unidades de Conservação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) já começaram. O Parque Nacional da Serra da Capivara acaba de receber o primeiro caminhão Auto Bomba Tanque Florestal (ABTF) da unidade. Somados a esse veículo, o ICMBio já investiu mais de R$ 8,5 milhões na aquisição e entrega de sete ABTF.

 

BOX

 

SERRA DA CAPIVARA: monumento natural da humanidade

SERRA DA CAPIVARA É RECONHECIDA COMO UM DOS ROTEIROS TURÍSTICOS MAIS IMPORTANTES DO MUNDO

The New York Times: “Arte e arqueologia num parque remoto do Brasil, onde os visitantes podem ajudar a preservar”.

 

Conhecido por abrigar um dos mais ricos patrimônios arqueológicos do mundo, o Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí, ganhou mais um título para colocar na estante: a unidade de conservação é a única brasileira a constar numa seleta lista feita pelo The New York Times, um dos veículos de comunicação mais importantes do mundo, de destinos turísticos em 2022.

 

A matéria destaca a relevância arqueológica da Serra da Capivara – afinal, por lá estão os fósseis dos primeiros homens a habitar as Américas –, também das paisagens e belezas cênicas da Caatinga, único bioma exclusivamente brasileiro. “O que distingue este parque nacional de inúmeras outras paisagens brasileiras de tirar o fôlego são os restos arqueológicos e artísticos de humanos antigos, que muitos pesquisadores acreditam ter chegado há mais de 20 mil anos”, diz o jornal, em matéria assinada pela jornalista Seth Kugel.

A visitação no Parque está retomando ritmos normais, com visitantes de todo o Brasil e do mundo. Apesar da pandemia, o ICMBio investiu em infraestrutura, como novos atrativos, banheiros e, recentemente, uma escada de 60 metros de altura que proporcionam um acesso mais seguro, rápido e, ainda, garante ao passeio uma vista magnífica.

“Depois de longas conversas com o correspondente da NYTimes, falando do nosso Parque, da gestão, dos trabalhos e pesquisas, estamos na lista dos mais importantes roteiros turísticos do mundo”, vibra a chefe da unidade, Marian Rodrigues.

 

OUTROS DESTAQUES

O Parque divide a lista com outros representantes de peso, como o Parque Nacional de Saguaro (Arizona), nos Estados Unidos; a Reserva da Biosfera de Dana, na Jordânia; a Floresta Nacional de El Yunque, em Porto Rico; o Parque Nacional de Chimanimani, em Moçambique; o Parque de Iberá, na Argentina; o Parque Nacional de Cerro Castillo, no Chile; o Parque Nacional de Elijio Panti, em Belize, além de destinos urbanos, como Kyoto, no Japão; o Queens, em Nova York e Humboldt, no Kansas.

 

 PRESIDENTE BOLSONARO VISITOU

PARQUE DA SERRA DA CAPIVARA EM 2020

 

Em 2020, o presidente Jair Bolsonaro visitou o sítio arqueológico da Pedra Furada, com desenhos rupestres que registram a presença do homem pré-histórico no continente americano há cerca de 48 mil anos. Bolsonaro também visitou o Museu da Natureza, que faz parte do complexo do Parque da Serra da Capivara, que conta a história do território desde a época dos dinossauros até os dias atuais.

 

 

TREINAMENTO DA EQUIPE

 

Além da entrega técnica, a Unidade de Conservação também contou com o treinamento das equipes de brigadistas para a operação do caminhão, customizado para atender as necessidades do Instituto. O modelo auto bomba tem capacidade para sete mil litros e bomba extra para operar mata adentro. Também, o veículo possui tração 4×4, com mangotes laterais e possibilidade de extensão de mangueira, e esguicho-canhão para ataque rápido desde a beira da estrada, o que permite a distância segura do fogo e a mantem a integridade dos brigadistas.

“É uma aquisição memorável, já que estamos situados em uma região isolada e com grandes dificuldades no período mais crítico de incêndios. Certamente esse veículo será um aliado de peso no combate aos incêndios florestais, um aliado do parque”, comemora a chefe da UC, Marian Helen Rodrigues.

O Auto Bomba Tanque Florestal também vai auxiliar a equipe do parque e outras unidades de conservação federais na confecção de aceiros e outras medidas de prevenção aos incêndios. Os caminhões foram entregues aos Parques Nacionais da Tijuca (1), Restinga de Jurubatiba (1) e de Brasília (1). Um veículo do modelo foi destinado às Reservas Biológicas de Poço das Antas e União e mais um à Estação Ecológica Mico-Leão-Preto. O Núcleo de Gestão Integrada Carajás e a Brigada Nacional Welington Peres também receberam um veículo auto bomba, cada um.

 

O veículo possui tração 4×4. O modelo auto bomba tem capacidade para sete mil litros e bomba extra para operar mata adentro. A novidade faz parte das entregas de 15 veículos que começaram ainda em 2021. (foto: Joaquim Neto)