Ibama apreende mais de uma tonelada de pescado irregular no Ceará
28 de junho de 2022Carga, que teria como destino os Estados Unidos, não cumpria exigências previstas em Instrução Normativa
– Foto: Ibama
Fortaleza (27/06/2022) – Uma ação fiscalizatória realizada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) na quinta-feira passada (23) foi responsável pela apreensão de 1.072,61 kg de pescado com origem ilegal no terminal de exportação do Aeroporto Internacional do Ceará. Os peixes apreendidos teriam como destino o estado da Flórida, nos Estados Unidos da América.
O Instituto apurou que a embarcação onde estava o pescado não cumpriu, no momento da pesca, o exigido pela Instrução Normativa Interministerial MPA-MMA nº 10, de 10 de junho de 2011: usar equipamento de rastreamento por satélite instalado a bordo da embarcação – definido nos moldes do Programa Nacional de Rastreamento de Embarcações Pesqueiras (Preps).
Foram identificados 678,61 kg de garoupa são tomé (Epinephelus morio), 118,67 kg de sirigado (Mycteroperca bonaci) e 275,33 kg de beijupira (Rachycentron canadum). O infrator foi autuado segundo o artigo 37 do Decreto 6.514 – que trata das infrações contra o Meio Ambiente, em R$ 21.760,00. Todo pescado foi doado para o projeto Mesa Brasil Sesc – Rede Nacional de Bancos de Alimentos.
O Ibama atua diariamente no aeroporto do Ceará. A ação do Instituto se dá com equipe fixa, na fiscalização das cargas com trânsito nacional ou internacional, garantindo, assim, a proteção à biodiversidade nativa.
Assessoria de Comunicação Social do Ibama