Rio Tigre

Seca leva cidade de 3400 anos a aparecer no Rio Tigre, no Iraque

14 de junho de 2022

  Imagem: Reprodução/Universidade de Tübingen   Uma cidade de 3400 anos emergiu em pleno Rio Tigre, no Iraque. A extensa cidade possui um palácio e vários edifícios grandes e fez os arqueólogos envolvidos nesta ação acreditarem ser a antiga Zakhiku. O Iraque é um dos países mais afetados pela recentes mudanças climáticas, especialmente pela seca…. Ver artigo

Uol

 

Imagem: Reprodução/Universidade de Tübingen

 

Uma cidade de 3400 anos emergiu em pleno Rio Tigre, no Iraque. A extensa cidade possui um palácio e vários edifícios grandes e fez os arqueólogos envolvidos nesta ação acreditarem ser a antiga Zakhiku.

O Iraque é um dos países mais afetados pela recentes mudanças climáticas, especialmente pela seca. Em particular, o sul do pais sofre com a estiagem intensa há meses e, para evitar que as colheitas sequem, grande quantidade de água foi retirada do reservatório de Mosul.

Isso fez com que reaparecesse essa cidade da Idade do Bronze. Os arquéologos alemães e curdos, reponsáveis pela descoberta, acreditam ter sido um importante centro do Império Mittani (ca. 1550-1350 aC), que controlava o note da Mesopotâmia e da Síria . Está localizado em Kemune na região do Curdistão, no Iraque.

A descoberta fez com que os cientistas fossem colocados sob forte pressão para escavar e documentar a cidade antes que a água cobrisse tudo novamente.

Os arqueólogos decidiram espontaneamente realizar escavações conjuntas que ocorreram em dezembro do ano passado a fevereiro deste ano em colaboração com a Direção de Antiguidades e Patrimônio de Duhok, no Iraque.