Brasília

Brasília ja chega a 93 dias sem chuva

10 de agosto de 2022

Com tempo seco e baixa umidade do ar, aumentam as chances de propagação de fogo nas matas e áreas de preservação. Defesa Civil dá dicas para a população enfrentar o período

Edis Henrique Peres

 (crédito: CBMDF/Divulgação)

(crédito: CBMDF/Divulgação)

A capital do país continua a enfrentar, hoje, o predomínio da massa de ar seco, com baixa umidade e temperaturas elevadas. A expectativa é que nesta segunda a umidade relativa do ar alcance a máxima de 70% e a mínima de 15%. Ontem, no Gama, os termômetros chegaram a marcar 14% de umidade no período da tarde, com temperaturas de 32,9ºC. As estimativas são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Naiane Araújo, meteorologista do Inmet, destaca que nesta segunda-feira a temperatura deve ficar na casa dos 30ºC ao longo da tarde, com mínima em torno de 14ºC na parte da manhã. “Teremos uma mudança, em relação ao predomínio da massa de ar seco, só no meio da semana. Na terça-feira será possível perceber um aumento de nuvens e, na quarta, tem a possibilidade de chuvas. Mas, hoje, o céu continua com baixa nebulosidade”, afirma.

Naiane avalia que o tempo seco é um risco em relação às queimadas. “Completamos 93 dias sem chuvas e o solo muito seco e a baixa umidade facilita a propagação das chamas. Por isso que as pessoas devem evitar limpar o quintal ateando fogo, ou jogar bituca de cigarro, porque qualquer fagulha pode iniciar um incêndio”, alerta.

A população também deve evitar se expor nas horas mais quentes do dia, entre 10h e 16h (leia dicas).

Fogo atinge Flona
A equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) atuou, na manhã de ontem, no combate ao incêndio que atingiu a Floresta Nacional às margens da DF 001. Os bombeiros avaliam que a área atingida foi de 1.250m². No sábado, a equipe também combateu um incêndio próximo do mesmo local, que atingiu 101.300m² da Floresta Nacional.

Segundo o relato dos bombeiros, o incêndio produziu muita fumaça e dificultou o trânsito na DF-001, mas nenhum acidente foi registrado. O CBMDF atendeu a ocorrência às 6h38, com 3 viaturas e 15 bombeiros militares, além do auxílio de 15 brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).