Dia do Capoeirista é celebrado em sessão solene na CLDF
19 de agosto de 2022O Dia do Capoeirista foi incluído no calendário comemorativo do Distrito Federal em 2002 pela Lei nº 2.976, posteriormente foi alterado pela Lei nº 6.694, de 2020
A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realizará nesta quinta-feira (18/8), sob proposta do deputado Reginaldo Sardinha (PL), uma sessão solene para comemorar o Dia do Capoeirista e homenagear os grandes mestres da capoeira no Distrito Federal. A celebração tem início previsto para às 19h, no Plenário da Casa e será transmitida ao vivo pela TV Câmara Distrital.
O Dia do Capoeirista foi incluído no calendário comemorativo do Distrito Federal em 2002 pela Lei nº 2.976, posteriormente foi alterado pela Lei nº 6.694, de 2020, e passou a ser comemorado todos os anos em 3 de agosto. A capoeira é um patrimônio cultural imaterial brasileiro, de acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
No Brasil, a capoeira surgiu no século 17, criada por pessoas escravizadas. A luta foi proibida até 1937, mas nunca deixou de ser praticada. No século 20 passou a ser considerada um esporte e em 1992 a Confederação Brasileira de Capoeira foi fundada. Para Reginaldo Sardinha, homenagear os desportistas e professores é uma grande honra, “pois sei que estão dando continuidade à história, legando às futuras gerações uma arte que encanta milhões de pessoas mundo a fora. A capoeira é história, identidade, cultura, música e arte, além de ser o esporte do meu coração”, disse.
Isabella Almeida – Agência CLDF (Estagiária)