Ministério do Meio Ambiente discute segurança alimentar e sustentabilidade
12 de agosto de 2022O ministro Joaquim Leite participou do Encontro Nacional do Agro
Foto: Izabela Bruzaca/Ascom MMA
Os ministros do Meio Ambiente (MMA), Joaquim Leite, e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Marcos Montes, participaram na última quarta-feira do Encontro Nacional do Agro, promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), para debater Segurança Alimentar e Meio Ambiente. A conversa foi mediada pelo jornalista Alexandre Garcia.
Durante a conversa, Leite e Pontes afirmaram que as pastas estão trabalhando juntas para medir a quantidade de carbono no processo produtivo de toda a safra brasileira. O intuito é trazer um atributo ambiental para mostrar a quantidade de emissões de gases de efeito estufa.
No encontro, o ministro do Meio Ambiente, também destacou o programa Metano Zero, a partir do qual agricultores conseguem ampliar seus ganhos com a produção de energia limpa e biofertilizantes utilizando resíduos orgânicos que antes iriam para o lixo. Leite pontuou que o produtor será remunerado pelo seu trabalho e promoverá a ampliação de suas produções agrícolas, protegendo as nascentes sem a liberação de resíduos. “Esse é o Brasil que queremos para o futuro. É um Brasil que sai de um modelo simplório em relação ao meio ambiente, que simplesmente culpava o setor privado, para incentivar e renovar uma nova economia verde até 2050, criando soluções climáticas e lucrativas”, afirmou o chefe da pasta do Meio Ambiente.
O Encontro Nacional do Agro é um evento realizado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, o CNA, em parceria com Federação estaduais, sindicatos e associações do setor. O evento contou com a participação do Presidente da República, ministros, parlamentares e representantes do setor, que participaram de debates, análises de cenários econômicos, políticos, entre outros.
ASCOM MMA