200 ANOS DA INDEPENDÊNCIA 2

PEDRO I E PEDRO II OS DOIS IMPERADORES BRASILEIROS

31 de agosto de 2022

D. Pedro I faz o Primeiro Reinado. E D. Pedro II faz o Segundo Reinado.

Silvestre Gorgulho

O Brasil teve dois imperadores: Dom Pedro I e seu filho D. Pedro II. Ambos fizeram História e ambos tiveram destaque na vida política mundial. Dom Pedro II foi o segundo imperador brasileiro, cujo governo (conhecido como Segundo Reinado) marcou um período de prosperidade nacional e estabilidade política.

Pedro II era muito família. Vestia-se como cidadão comum e quando viajava queria permanecer incógnito. Era comparado a um homem de negócios, tal a despretensão dos trajes. Preferia se resguardar na companhia de livros e de revistas científicas quando cumpria as obrigações de chefe de Estado.

 

 

O Imperador Pedro II, considerado um dos maiores estadistas brasileiros, era hábil político e soube conciliar as distintas pautas de liberais e conservadoras, assegurando um diálogo entre os grupos. Em seu governo houve diversos progressos culturais, econômicos e sociais.

Dom Pedro II governou o Brasil durante 49 anos. Foi nomeado imperador com 14 anos, em 23 de julho de 1840 – quando foi dado o Golpe da Maioridade – e governou até 15 de novembro de 1889, quando foi proclamada a República.

Seguindo as tradições portuguesas e reais, Pedro II recebeu vários nomes a fim de homenagear seus avós, santos e anjos: Pedro de Alcântara João Carlos Leopoldo Salvador Bibiano Francisco Xavier de Paula Leocádio Miguel Gabriel Rafael Gonzaga de Bragança e Bourbon.

PERÍODO REGENCIAL

  1. Pedro II nasceu em 2 de dezembro de 1825, no Palácio da Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro, filho de Dom Pedro I, o primeiro Imperador do Brasil, e da Imperatriz D. Maria Leopoldina. Ele era o sétimo filho do casal, mas tornou-se herdeiro visto que seus irmãos mais velhos, Miguel e João Carlos, morreram.

Sua mãe faleceu quando ele tinha cerca de um ano de idade. Posteriormente, seu pai o deixaria com cinco anos, partindo para conquistar o trono português e ali morreria quando Pedro II tinha apenas nove anos.

Por esse motivo, teve uma infância difícil, embora tenha recebido uma educação exemplar. Durante sua formação, teve aulas de artes, história, geografia, ciências naturais, letras, línguas, equitação e esgrima.

Como herdeiro do trono era menor de idade, de 1931 a 1940 ficou conhecido como o Período Regencial, época em que o Brasil foi governado por regências.