Brasília recebe a maior competição universitária da América Latina
19 de setembro de 2022Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) serão realizados durante os dias 18 e 25 de setembro e e prometem movimentar a economia local
Para quem acredita que os universitários se comprometem apenas com os estudos, está muito enganado. Pela segunda vez consecutiva, Brasília recebe os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), que contará com a participação de 7 mil pessoas, divididas entre atletas, comissão técnica, profissionais da saúde e voluntários. Os jogos contarão com a disputa de 28 modalidades.
Entre os dias 18 e 25 de setembro, 20 lugares espalhados pela capital federal receberão a competição, além das 14 modalidades que acontecerão na sede do evento, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB). O Centro também conta com restaurante, salas de coordenação, central de logística para o transporte das delegações e equipes, boulevard dos atletas e controle operacional.
A Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU) é a responsável pela realização e organização do evento. Um Termo de Fomento entre a entidade e a Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania dão suporte para a competição no valor total de R$ 8,7 milhões.
A CBDU também relata que o evento conseguirá movimentar a economia local, uma vez que um total de R$ 15 milhões está sendo investido, destinados à infraestrutura de eventos, hospitalidade e mobilidade.
O gerente de logística e hospitalidade da CBDU, Paulo Souza, afirma que Brasília está “se consolidando no cenário de eventos esportivos de grande porte”. E ainda continua: “Essa edição vai quebrar todos recordes, com números muito expressivos e uma movimentação de todo o trade de turismo, nos segmentos de hotelaria, bares, restaurantes, empresas de receptivos”.
Além do investimento, o JUBs irá gerar mais de mil trabalhos temporários diretos, 6 mil contratações indiretas, 84 mil refeições oferecidas, 300 locações de transportes e 40 mil diárias de hospedagem, em 24 hotéis diferentes. O evento teve uma ampliação de 30% em relação a 2021.
“É uma ótima oportunidade para fomentar a economia local como um todo. Isso porque trazemos um público diferente, que usufrui dos mais variados tipos de produtos, prestigiando os fornecedores que nem sempre estão na cadeia de consumo de executivos, o principal perfil de visitantes da cidade”, pontua Paulo.
Todos os jogos serão abertos para o público.