Brasília

Combate a incêndios florestais no Parque Nacional de Brasília

16 de setembro de 2022

Veja aqui as últimas atualizações do combate a incêndio nas Unidades de Conservação

ICMBio

Confira medidas que podem ajudar a evitar incêndios florestais no período  da seca — Português (Brasil)

Parque Nacional de Brasília (DF) – 15/09

Trinta brigadistas estão em combate ao novo incêndio no Parque Nacional de Brasília iniciado na manhã dessa quarta-feira, 14/9, na parte norte, entre os córregos Três Barras e o Milho Cozido. Até o momento, mais de 3,5 mil hectares foram atingidos na unidade.

Neste momento, há combate aéreo e terrestre na região, com duas aeronaves, 30 viaturas e quatro caminhões-pipa. Além disso, a partir do acionamento do Plano de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (PPCIF), a ação conta com a soma de esforços e o apoio de 50 servidores e colaboradores do ICMBio, 100 combatentes do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) e 21 servidores do Instituto Brasília Ambiental (Ibram).

Equipes de fiscalização do ICMBio, do Grupamento de Operações no Cerrado do Batalhão de Polícia Militar Ambiental do Distrito Federal (GOC/BPMA/PMDF) e viaturas do CBMDF seguem em monitoramento na Unidade de Conservação Federal para coibir novos focos de incêndios.

Clique aqui para fotos

Floresta Nacional de Brasília (DF) – 15/09

Dois focos de incêndio foram detectados na Floresta Nacional de Brasília. Um deles está localizado ao centro da Floresta Nacional e o outro, próximo ao Córrego Currais, no sul da UC, perto da BR 070. Quinze brigadistas, sendo dez do ICMBio e cinco do Instituto Brasília Ambiental (Ibram) estão no combate às chamas. Além deles, o evento conta com o apoio da Polícia Militar Ambiental do Distrito Federal e do serviço de inteligência do Corpo de Bombeiros. O incêndio está controlado e os brigadistas seguem em vigilância para evitar novas ignições. O ICMBio ainda calcula a área atingida.

Estação Ecológica da Serra das Araras (MT) – 15/09

Dois focos de incêndio foram localizados no entorno noroeste da unidade. Um deles está entre a base e o cume da Serra Grande, limítrofe à UC e o outro está na Fazenda Bocaina. Participam do combate quinze brigadistas do ICMBio, Ibama Prevfogo/MT e dois colaboradores. Os brigadistas combatem o fogo de maneira direta e também confeccionam uma linha de defesa, que serve para evitar a passagem do fogo. O ICMBio ainda calcula a área atingida.

Comunicação ICMBio