Ibama em Minas Gerais resgata 288 pássaros
16 de setembro de 2022A ação foi resultado da Operação Falsários II que fiscalizou criadores amadores de passeriformes
– Foto: Ibama
Belo Horizonte (13/09/2022) – O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) resgatou, durante a execução da Operação Falsários II, 288 pássaros mantidos ilegalmente em Minas Gerais. A atividade, que ocorreu de 22 a 26 de agosto, fiscalizou criadores amadores de passeriformes suspeitos de fraude no uso de anilhas – instrumento de identificação das aves.
Os infratores declararam informações fictícias sobre o nascimento das aves no Sistema de Controle e Monitoramento da Atividade de Criação Amadora de Pássaros (SisPass) e utilizaram anéis de identificação falsos para anilhamento de animais capturados na natureza – o chamado “esquentamento”.
Foram 26 municípios visitados pelos agentes ambientais: Cambuquira, Campanha, Carmo de Minas, Dom Viçoso, Itajubá, Olímpio Noronha, Itanhandu, Passa Quatro, São Lourenço, Três Corações, São João do Alegre, Juiz de Fora, Ponte Nova, Santa Cruz do Escalvado, Jequeri, Eugenópolis, Patrocínio do Muriaé, Muriaé, Miraí, Santa Bárbara do Tugurio, Barbacena, Barroso, Carangola, Faria Lemos, Divino e São Francisco do Glória.
Ao final da ação, foram contabilizadas duas notificações, 39 autuações, somando R$ 370.650,00 em multas, e 39 embargos relativos à criação de pássaros.
O Instituto Estadual de Florestas, o Instituto Federal Sul de Minas – campus de Carmo de Minas e a Polícia Militar de Meio Ambiente de Muriaé apoiaram a Operação.
Assessoria de Comunicação do Ibama