Novo incêndio atinge o Parque Nacional de Brasília
15 de setembro de 2022Segundo ICMBio, até início da noite desta quarta-feira (14), não era possível medir área afetada. Corpo de Bombeiros atuou em, pelo menos, mais uma grande queimada no Distrito Federal, no Park Way, onde fogo chegou perto das casas.
Um novo incêndio atingiu o Parque Nacional de Brasília, nesta quarta-feira (14). Segundo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o fogo começou pela manhã, na parte norte da unidade de conservação, entre os córregos Três Barras e Milho Cozido.
Até o começo da noite, o fogo não havia sido controlado. Brigadistas do ICMBio, militares do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal e servidores do Instituto Brasília Ambiental (Ibram) estão mobilizados com aeronaves e caminhões-pipa.
Segundo ICMBio, ainda não é possível medir região atingida. Há 10 dias as queimadas castigam o Parque Nacional.
Nesta quarta, pelo menos, mais uma grande queimada mobilizou os bombeiros no DF. Um incêndio florestal no Parque Way, uma área residencial, chegou perto das casas (veja vídeo acima)
O fogo atingiu parte do Brasília Country Club. Segundo os militares, um carro foi totalmente destruído.
Fogo atingiu 10% do Parque Nacional de Brasília
Fogo atinge vegetação no Parque Nacional de Brasília — Foto: Joelson Maia/ TV Globo
Os dados mais recentes do ICMBio mostram que, até terça-feira (13), foram destruídos 4.092,75 hectares do Parque Nacional de Brasília – quase 10% da área da unidade de conservação, que tem 42.355,54 hectares.
A reserva foi criada pouco depois da inauguração de Brasília, em novembro de 1961, para proteger os rios que abastecem o Distrito Federal de água potável. Além disso, a mata contribui para o equilíbrio do clima.
Calor e seca
O Distrito Federal bateu o recorde de calor em 2022 pelo quarto dia consecutivo, nesta quarta-feira. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura chegou a 35,2ºC, às 14h, e a umidade relativa do ar ficou em 11%. A Organização Mundial de Saúde (OMS) diz que o ideal é 60% de umidade.
Os índices foram registrados na estação meteorológica de Águas Emendadas, na região de Planaltina. O calor intenso, no entanto, pode dar uma trégua na noite de quinta-feira (15), pois o Inmet prevê pancadas de chuvas em algumas áreas de Brasília.
Nesta quarta, o DF completou 130 dias sem chuva. Em 2020, a estiagem durou 127 dias e em 2021, 76 dias. Com os índices, Brasília entrou em alerta vermelho.