DIA DA AVE 2

O SENHOR DOS PÁSSAROS

1 de outubro de 2022

Quem é Johan Dalgas Frisch

Silvestre Gorgulho

Johan Dalgas Frisch, o Senhor dos Pássaros, foi o articulador para que o Sabiá Laranjeira fosse considerado a Ave Nacional. Hoje, com 92 anos, Dalgas Frisch continua sua missão de defender as aves, as florestas, as águas e os índios. Engenheiro Civil Industrial, químico, escritor, empresário, ornitólogo e ambientalista, Dalgas é presidente da Associação de Preservação da Vida Selvagem. O Senhor dos Pássaros tem em seu currículo uma história de vida dedicada à natureza. Foi o grande responsável pela criação do Parque do Tumucumaque. É chamado de Herói de dois mundos, da Dinamarca (terra de seus antepassados) e das Américas. Em 2003, Dalgas Frich recebeu o Prêmio Verde das Américas pelo seu trabalho sempre dedicado à natureza.

Johan Dalgas Frisch quando da comemoração de seus 92 anos falou de seus sonhos, de seus projetos e da firme vontade de voltar ao Parque Nacional do Tumucumaque que ele ajudou a criar em 1968.

O ANJO DA GUARDA DA RESERVA ECOLÓGICA DO MORUMBI: O amor de Dalgas Frisch pela natureza, como presidente da APVS – Associação de Preservação da Vida Selvagem, não só conseguiu que a Reserva do Morumbi fosse tombada na década de 90, como impediu que a área fosse devastada por exploradores de madeira. (foto: Silvestre Gorgulho).

HEROI DE DOIS MUNDOS, DALGAS GANHOU

 O PRÊMIO VERDE DAS AMÉRICAS

 

HISTÓRIA

  • Johan Dalgas Frisch nasceu em São Paulo, mas seus pais Svend Frisch (grande incentivador de seus projetos) e sua mãe Ellen Margareth Dalgas Frisch nasceram na Dinamarca. Chegaram a São Paulo em 1927.
  • Sua indústria “Dalgas Ecotec” é pioneira na América Latina em construir estações de tratamento de esgoto industrial e doméstico. Exemplo: a estação de tratamento do Aeroporto Internacional de Guarulhos-SP, o maior do Brasil, tem estação de tratamento de efluentes projetada por Dalgas que possibilita a criação de peixes na última lagoa de maturação.
  • Dalgas Frisch pesquisou e salvou milhões de aves migratórias (andorinhas e falcões) que voam do Hemisfério Norte para o Hemisfério Sul para fugir do frio e em busca de alimentos;
  • Dalgas Frisch criou a APVS – Associação de Preservação da Vida Selvagem, uma das Organizações Não-Governamentais mais antigas do Brasil que luta para proteger a flora e fauna, rios, florestas e índios e povos ribeirinhos da Amazônia.
  • Dalgas Frisch foi o principal agente na criação do Parque Nacional do Tumucumaque, em 1968, mobilizando as maiores lideranças internacionais como: o Rei Leopoldo III da Bélgica; o General Charles Lindbergh, o ex-presidente dos Estados Unidos General Dwight Eisenhower e o vice-presidente Nelson Rockefeller; os presidentes Charles de Gaulle e François Mitterrand da França; o Príncipe Bernhard e rainha Juliana, da Holanda; a Rainha Elizabeth II e Príncipe Philip, da Inglaterra; e os brasileiros Amador Aguiar, Lázaro Brandão, os jornalistas Assis Chateaubriand e Rogério Marinho, o Comandante Omar Fontana e o então presidente Costa e Silva.
  • Dalgas Frisch foi o primeiro na América do Sul a gravar os cantos das aves da Amazônia. Descobriu e gravou a voz das formigas e escreveu oito livros sobre Aves, Meio Ambiente e educação ambiental.
  • Em 2007, Dalgas Frisch recebeu o PRÊMIO VERDE DAS AMÉRICAS pelo seu trabalho de preservação das florestas, das águas, da flora e da fauna do continente americano.

Johan Dalgas Frisch e o ex-presidente José Sarney, autor do prefácio de seu livro sobre as “AVES BRASILEIRAS”. (foto: Silvestre Gorgulho).

 

AMBIENTALISTA E PESQUISADOR

O RECONHECIMENTO DO PRESIDENTE SARNEY

Johan Dalgas Frisch é autor de várias publicações sobre natureza e sua principal obra se tornou fundamental para quem estuda e acompanha a avifauna nacional: “Aves Brasileira e as Plantas que as Atraem”.

Pioneiro na gravação dos cantos das aves, escritor e pesquisador, Dalgas Frisch tem sua vida dedicada à cultura e às causas ambientais. Pesquisou e salvou milhões de aves migratórias (andorinhas e falcões) que voam do Hemisfério Norte para o Hemisfério Sul.

 

– Criou a APVS – Associação de Preservação da Vida Selvagem, uma das Organizações Não-Governamentais mais antigas do Brasil que luta para proteger a flora e fauna, rios e florestas e índios e povos ribeirinhos da Amazônia. Foi o primeiro na América Latina a gravar os cantos das aves da Amazônia. Escreveu oito livros sobre Aves, Meio Ambiente e Educação Ambiental. Em 12 de julho deste ano, comemorou seus 92 anos, em São Paulo. Ainda sonho em fazer uma viagem de pesquisa ao Parque do Tumucumaque que ele próprio ajudou a criar em 1968. 

Na oportunidade recebeu do presidente José Sarney um cartão de felicitações que guarda como verdadeiro troféu.

COMEMORAÇÃO PELOS 92 ANOS

Johan Dalgas Frisch numa comemoração bem íntima celebrou os seus 92 de vida, em 12 de julho, dedicados às aves, às águas, às florestas e aos índios. Na foto, Silvestre Gorgulho e Vera Martini. Sobre a mesa, o cartão especial enviado pelo presidente José Sarney.

 

CARTÃO DO PRESIDENTE

Dalgas lendo a mensagem do presidente José Sarney enviada por ocasião de seu aniversário de 92 anos, em 12 de julho de 2022.

 

 

DALGAS FRISCH

Meu querido amigo e grande cientista, orgulho da defesa da ecologia no Brasil, amigo dos pássaros e das plantas. Com antecipação, quero parabenizá-lo pelo aniversário, desejando saúde e felicidade. Meu testemunho de sua, Dalgas, importância e contribuição para a defesa da natureza e contribuição para as ciências da natureza e a permanente dedicação aos pássaros, seu amor a eles e a importância dos livros que escreveu. Dalgas, sou seu devoto e amigo, e o considero um dos mais maiores brasileiros do nosso tempo. Grande e afetuoso abraço de coração,

José Sarney