VALE ENCANTADO E ABENÇOADO 2

ENCANTADO

1 de novembro de 2022

UM CRISTO PROTETOR PARA CHAMAR DE SEU

Silvestre Gorgulho, direto de Encantado-RS

O município de Encantado, no Rio Grande do Sul, era abraçado antes pelo Morro das Antenas. Hoje é abraçado pelo Cristo Protetor e o local se transforma a cada dia. Em processo célere de urbanização, o local é conhecido agora por Parque do Cristo Protetor.

No alto no antigo Morro das Antenas, hoje Parque do Cristo Protetor, o Monumento visto pelas costas, onde está a entrada principal.

 

 

A centenária cidade de Encantado, no vale do rio Taquari, está a 145 quilômetros da capital gaúcha, Porto Alegre. O pequeno e próspero município, com 25 mil habitantes, passou a ser conhecido internacionalmente por causa de uma obra iniciada em julho de 2019: O Cristo Protetor de Encantado. A estátua, semelhante ao Cristo Redentor, famoso cartão-postal do Rio de Janeiro, tem 43 metros de altura, o equivalente a um prédio de 14 andares e é 5.5 metros mais alta que a original carioca. A obra, em fase final de acabamento, já está atraindo muitos turistas, curiosos com o novo monumento. A estrutura tem um elevador interno que sobe até um mirante na altura do coração da estátua.

 

O MAIOR DO MUNDO

+ O Cristo Protetor de Encantado mede 43,5 metros de altura no total, contando o pedestal. Somente o monumento, mede 37,50, sendo assim, o maior do mundo. A envergadura dos braços é de 39 metros.

+ O Cristo Protetor de Encantado é a união de ideias e esforços de famílias, líderes encantadenses, religiosos e empresários, que visam marcar a força da fé, da devoção e da gratidão de um povo, que venceu pelo trabalho.

Altura do pedestal: 6,00 metros.

Altura da estátua: 37,50 metros

Altura total do monumento: 43,50 metros

Envergadura dos braços: 39,00 metros

Peso total previsto: 1.700 toneladas

Altitude em relação ao nível do mar: 436 metros

Altura em relação a cidade: 378 metros

O Cristo Protetor tem um semblante sereno e seus cabelos esvoaçantes para lembrar o vento minuano no Vale do Taquari. O minuano é a corrente de ar que acomete na região sul do Brasil, especialmente no Rio Grande do Sul.

 

VALE LEMBRAR

  • O Brasil e o mundo falam sobre o Cristo Protetor que teve sua construção iniciada na gestão do prefeito Adroaldo Conzatti, falecido, e está sendo finalizado pelo atual prefeito Jonas Calvi. A obra tem a gestão da Associação Amigos do Cristo de Encantado que tem como membros:

Presidente: Horácio Joaelson Marins;

Vice-presidente 1: Robson Conzatti;

Vice-presidente 2: Victório Armelindo Alba;

Secretária-Executiva: Letícia Bratti;

Tesoureiro 1: Ricardo Fontana;

Tesoureiro 2: Fábio Carlos Pretto;

Conselheiros: Rafael Fontana e Luciano Moresco.

  • A obra é toda privada, com dinheiro da comunidade. Para participar, o contato da AACE é: (51) 99750-4545. Doação: Sicredi: Agência 0136 conta 5567-5 CNPJ: 33302974000189
  • O Cristo já foi motivo de ciúme por parte do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, que mandou ver em seu twitter: “Construir estátua maior é moleza! Quero ver é ter essa vista da Cidade Maravilhosa”. Com bom humor, o atual prefeito Jonas Calvi já respondeu e até convidou seu colega do Rio para a inauguração, possivelmente no Natal deste ano.
  • É a estátua de Jesus mais alta das Américas.
  • A estátua é do escultor Genésio Gomes Moura, natural de Sobral-CE. Seu filho Markus Moura, também escultor, acompanhou e finalizou o trabalho. O cearense Genésio é especialista em projetar estátuas gigantes. São dele: Cristo de Elói Mendes-MG, com 43 metros; estátua de Pelé, em Três Corações-MG; Estátua da Liberdade, Loja da Havan; O Buda de Ibiraçu-ES, o maior do ocidente. E outras 30 estátuas com mais de 25 metros.
  • Rafael Fontana, diretor da Associação Amigos de Cristo, lembra que o entorno do Cristo Protetor demanda outras obras. Explica ele: “Há muitos detalhes no que diz respeito à segurança, lazer e apoio aos visitantes. A estátua está pronta, mas demanda outras intervenções como a estrada de acesso, que já está sendo executada, infraestrutura para lojas, sinalização, banheiros, acessibilidade, portal de entrada e também preocupamos com a questão de tratamento de resíduos, além das rampas e escadarias”.

A entrada principal do Monumento está sendo urbanizada para receber uma guarita, lojas e serviços especiais para o público visitante.