Ibama promove campanha nacional de doação de bichinhos de pelúcia para filhotes acidentados e órfãos
20 de novembro de 2022Pelúcias, toalhas e meias podem ser entregues nos Cetas de todo o país ou na sede do Ibama, em Brasília
– Foto: Luiz Alfredo Lopes – Ibama
Brasília (03/11/2022) – Todos os anos, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), por meio do Centro de Triagens de Animais (Cetas), acolhe centenas de filhotes acidentados ou órfãos, que precisam de cuidado intensivo e afeto.
A campanha solidária, lançada na última semana, tem o objetivo de recolher pelúcias, toalhas e meias com ou sem par, a fim de simular o acalento materno, fornecendo o conforto térmico e emocional aos bichos para que se sintam mais seguros e acolhidos. Casas adaptadas, feitas com embalagens de papelão, envolvidas por panos e meias, simulam o contato com a mãe.
Filhotes de macacos, capivaras, preguiças e tamanduás, por exemplo, ficam agarrados aos pais nas primeiras semanas de vida. No Cetas, eles se seguram nos materiais doados e são preparados para o convívio na natureza, próximos a animais adultos.
Os saruês – animais marsupiais -, por exemplo, precisam estar na bolsa da mãe para se desenvolver. A equipe de profissionais cuida das mamadeiras, ninhos adaptados e banhos das diferentes espécies nesse período de reabilitação.
Os bichos permanecem no Centro por tempo indeterminado até o fim do tratamento. Após receberem alta, e quando aptos à soltura, são reintroduzidos na natureza.
A campanha é nacional e as doações podem ser entregues nos Cetas espalhados pelo Brasil ou no edifício-sede do Ibama, localizado no Setor de Clubes Esportivos Norte (SCEN), Trecho 2, L4 Norte, Brasília (DF).
Mais informações
- Coordenação de Gestão, Destinação e Manejo da Fauna e Biodiversidade Aquática (Cobio) – Contato
- Cetas do Ibama nos estados e Distrito Federal – Contato
Assessoria de Comunicação do Ibama