VALE ENCANTADO E ABENÇOADO 3

O ARTISTA E O CRISTO PROTETOR

1 de novembro de 2022

Markus Moura: “Também tive meu momento especial aqui em Encantado”.

Silvestre Gorgulho – de Encantado – RS

QUANDO A ESTÁTUA DO CRISTO PROTETOR ERA APENAS UMA IDEIA. Há três anos, o engenheiro Marcos Bastiani, responsável pela obra, Artur Lopes e Horácio Joaelson Marins, presidente da Associação Amigos de Cristo, , visitara o Morro das Antenas, local onde seria construído o monumento. E o sonho se fez realidade!

 

 

 

Sobre o Cristo Protetor de Encantado, Markus Moisés Moura, filho de Genésio Moura e responsável pela obra, explica que não se atreveria a fazer um Cristo estilizado como o Cristo Redentor do Rio de Janeiro.

Markus Moisés Moura finaliza o semblante do Cristo dando a Ele um ar de serenidade e jovialidade.

IMAGEM REALISTA E JOVIAL

Optei por fazer uma imagem mais realista e jovial, com a expressão do rosto de uma pessoa de 33 anos. E tem outra coisa, buscamos fazer uma homenagem aos gaúchos especialmente do Vale do Taquari. Queria que eles sentissem o vento minuano soprando as montanhas. Assim, esculpimos os cabelos de Cristo levemente esvoaçantes, como se Ele estivesse sentindo no rosto os ventos que cortam o Vale do Taquari e todos os vales do Rio Grande do Sul.

 

Cada detalhe da imagem do Cristo Protetor foi acompanhada e finalizada pelo escultor Markus Moisés Moura, filho do artista cearense Genésio Moura.

 

A FINALIZAÇÃO

A obra do Cristo Protetor caminha para o final. Agora são ajustes que inclui elevador, mirante e terminar o pedestal e a urbanização do entorno.

 

PARTE MAIS DIFÍCIL

Evidente que a parte mais difícil é sempre o rosto, o semblante. Queria um semblante sereno, jovem e cabelos levemente esvoaçantes. Sempre é mais complexo dar vida ao rosto.

 

MOMENTO ESPECIAL
Foi quando colocamos os braços. Foi o momento em que todo mundo começou a ver o Cristo. Em meio à pandemia, representou também um momento de fé. Essa obra representa a luz do nosso Deus. E quando levantamos os braços nos sentimos abraçados por ele.

 

O QUE FARIA HOJE DIFERENTE

Nada. Não mudaria nada. Foi feita com muito amor, o resultado ficou perfeito e ninguém se machucou. Eu faria absolutamente tudo igual.

 

A REPERCUSSÃO DA OBRA

Quando começou era um trabalho normal, como tantos outros que já fizemos. Genésio, meu pai, tem experiência e talento. É o mestre!  Estou feliz e maravilhado com tudo. O resultado foi excelente. Um artista quando vê sua obra terminada e com sucesso fica a sensação do dever cumprido.

A obra levou quase três anos. Algumas imagens de etapas da construção do Cristo Protetor.