Fiscalização

Agentes Ambientais Federais do Ibama em formação apreendem e doam 1,6 tonelada de pescado

13 de dezembro de 2022

Alimento havia sido apreendido em atividade realizada durante Curso de Fiscalização

Ibama

2022-12-12_CFA_2022_Ibama.jpeg

Goiânia (12/12/2022) – Ação realizada por 125 Agentes Ambientais Federais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em formação, no mês de novembro, resultou na apreensão e doação de 1,6 tonelada de pescado. O alimento foi entregue ao Programa Mesa Brasil, do Serviço Social do Comércio (Sesc). Os agentes participavam do Curso de Fiscalização Ambiental (CFA) 2022 e apreenderam o produto durante atividade prevista na capacitação.

Como reconhecimento pela doação, o Ibama recebeu o prêmio Bom Parceiro em solenidade realizada no Teatro Rio Vermelho, em Goiânia. Na ocasião, o Instituto foi representado pela Diretoria de Proteção Ambiental (Dipro) e pela Superintendência em Goiás (Supes/GO).

A apreensão do pescado foi resultado da atividade prática “Barreira: Atividades Poluidoras e Contaminantes/Produtos Perigosos”, realizada por três turmas distintas no âmbito do CFA. Durante 34 dias de instrução e capacitação, entre aulas presenciais e on-line, foram ministradas 24 disciplinas por mais de 40 instrutores e cerca de 30 monitores, além de outros servidores que deram suporte à organização e logística do curso. O objetivo da capacitação foi prevenir a prática de ilícitos ambientais, induzindo o comportamento social de conformidade com a legislação ambiental pela aplicação de sanções administrativas e de medidas judiciais.

O CFA 2022 teve como parceiros: a Associação dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente (Asibama/DF); o Plano Especial de Cargos do Ministério do Meio Ambiente e do Ibama (Pecma); o Batalhão da Polícia Militar Ambiental; os Corpos de Bombeiros Militares do Distrito Federal e do Goiás; a Escola Nacional de Administração Pública (Enap); o Exército Brasileiro; o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio); o Jardim Zoológico de Brasília; o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa); o Ministério da Defesa (MD); a Polícia Rodoviária Federal (PRF); a Polícia Civil do DF; a Receita Federal e a empresa concessionária Triunfo.

Diretoria de Proteção Ambiental
Assessoria de Comunicação do Ibama